Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hunsche, Sandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Goi, Mara Elisângela Jappe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31126
Resumo: Para contemplar a carga horária de prática como componente curricular (PCC) exigida pela legislação, o curso de Ciências Exatas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul propõe com- ponentes curriculares denominados de Integração das Ciências, os quais possuem toda carga horária destinada à prática pedagógica. Assim, este trabalho visa discutir atividades, desenvolvidas nestes componentes, com base na perspectiva freireana, no viés Ciência-Tecnologia-Sociedade, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Experimentação no Ensino de Ciências. Sinaliza- -se a importância do graduando entender a necessidade de articulação dos conhecimentos na Educação Básica e a relevância de inserir no Projeto de curso carga horária específica para as PCC.
id UFJF-7_6eb8c560a5f738487d4e24ce6bf9c6ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31126
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricularIntegração das CiênciasPrática como Componente CurricularEnsino de CiênciasFormação de ProfessoresPara contemplar a carga horária de prática como componente curricular (PCC) exigida pela legislação, o curso de Ciências Exatas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul propõe com- ponentes curriculares denominados de Integração das Ciências, os quais possuem toda carga horária destinada à prática pedagógica. Assim, este trabalho visa discutir atividades, desenvolvidas nestes componentes, com base na perspectiva freireana, no viés Ciência-Tecnologia-Sociedade, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Experimentação no Ensino de Ciências. Sinaliza- -se a importância do graduando entender a necessidade de articulação dos conhecimentos na Educação Básica e a relevância de inserir no Projeto de curso carga horária específica para as PCC.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3112610.34019/2237-9444.2019.v9.31126Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 472-5002237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31126/20866Hunsche, SandraGoi, Mara Elisângela Jappeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:40Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31126Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.643396Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
title Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
spellingShingle Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
Hunsche, Sandra
Integração das Ciências
Prática como Componente Curricular
Ensino de Ciências
Formação de Professores
title_short Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
title_full Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
title_fullStr Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
title_full_unstemmed Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
title_sort Integração das ciências: viabilização das práticas como componente curricular
author Hunsche, Sandra
author_facet Hunsche, Sandra
Goi, Mara Elisângela Jappe
author_role author
author2 Goi, Mara Elisângela Jappe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hunsche, Sandra
Goi, Mara Elisângela Jappe
dc.subject.por.fl_str_mv Integração das Ciências
Prática como Componente Curricular
Ensino de Ciências
Formação de Professores
topic Integração das Ciências
Prática como Componente Curricular
Ensino de Ciências
Formação de Professores
description Para contemplar a carga horária de prática como componente curricular (PCC) exigida pela legislação, o curso de Ciências Exatas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul propõe com- ponentes curriculares denominados de Integração das Ciências, os quais possuem toda carga horária destinada à prática pedagógica. Assim, este trabalho visa discutir atividades, desenvolvidas nestes componentes, com base na perspectiva freireana, no viés Ciência-Tecnologia-Sociedade, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Experimentação no Ensino de Ciências. Sinaliza- -se a importância do graduando entender a necessidade de articulação dos conhecimentos na Educação Básica e a relevância de inserir no Projeto de curso carga horária específica para as PCC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31126
10.34019/2237-9444.2019.v9.31126
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31126
identifier_str_mv 10.34019/2237-9444.2019.v9.31126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31126/20866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 472-500
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123026153472