Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Amaral de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Defilippo, Juliana Gervason, Sant´Anna, Priscila Fernandes, Laguardia, Rafael Martins de Oliveira, Bellosi, Teresa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365
Resumo: O vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor.
id UFJF-7_cddeb4c8ba46324bb4c22a6921a0a7a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32365
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepçõesSistema de Avaliação da EducaçãoPráticas de gestãoPanorama da EducaçãoO vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 150-1622237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365/21406Oliveira, Fernanda Amaral de Defilippo, Juliana Gervason Sant´Anna, Priscila Fernandes Laguardia, Rafael Martins de Oliveira Bellosi, Teresa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-27T10:38:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32365Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:37.722115Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
title Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
spellingShingle Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
Oliveira, Fernanda Amaral de
Sistema de Avaliação da Educação
Práticas de gestão
Panorama da Educação
title_short Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
title_full Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
title_fullStr Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
title_full_unstemmed Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
title_sort Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
author Oliveira, Fernanda Amaral de
author_facet Oliveira, Fernanda Amaral de
Defilippo, Juliana Gervason
Sant´Anna, Priscila Fernandes
Laguardia, Rafael Martins de Oliveira
Bellosi, Teresa Cristina
author_role author
author2 Defilippo, Juliana Gervason
Sant´Anna, Priscila Fernandes
Laguardia, Rafael Martins de Oliveira
Bellosi, Teresa Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Amaral de
Defilippo, Juliana Gervason
Sant´Anna, Priscila Fernandes
Laguardia, Rafael Martins de Oliveira
Bellosi, Teresa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Avaliação da Educação
Práticas de gestão
Panorama da Educação
topic Sistema de Avaliação da Educação
Práticas de gestão
Panorama da Educação
description O vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365/21406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 150-162
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124128206848