Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365 |
Resumo: | O vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor. |
id |
UFJF-7_cddeb4c8ba46324bb4c22a6921a0a7a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32365 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepçõesSistema de Avaliação da EducaçãoPráticas de gestãoPanorama da EducaçãoO vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 150-1622237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365/21406Oliveira, Fernanda Amaral de Defilippo, Juliana Gervason Sant´Anna, Priscila Fernandes Laguardia, Rafael Martins de Oliveira Bellosi, Teresa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-27T10:38:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32365Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:37.722115Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
title |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
spellingShingle |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções Oliveira, Fernanda Amaral de Sistema de Avaliação da Educação Práticas de gestão Panorama da Educação |
title_short |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
title_full |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
title_fullStr |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
title_full_unstemmed |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
title_sort |
Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções |
author |
Oliveira, Fernanda Amaral de |
author_facet |
Oliveira, Fernanda Amaral de Defilippo, Juliana Gervason Sant´Anna, Priscila Fernandes Laguardia, Rafael Martins de Oliveira Bellosi, Teresa Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Defilippo, Juliana Gervason Sant´Anna, Priscila Fernandes Laguardia, Rafael Martins de Oliveira Bellosi, Teresa Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fernanda Amaral de Defilippo, Juliana Gervason Sant´Anna, Priscila Fernandes Laguardia, Rafael Martins de Oliveira Bellosi, Teresa Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Avaliação da Educação Práticas de gestão Panorama da Educação |
topic |
Sistema de Avaliação da Educação Práticas de gestão Panorama da Educação |
description |
O vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365/21406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 150-162 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124128206848 |