Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabella Paiva e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10381
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca Lola Cosmetics em suas redes sociais, a fim de entender como a representação da marca se assemelha a representação de um indivíduo, colocando a prova essa humanização como uma forma de aproximação para com seu público-alvo. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados principalmente na comunicação, marketing, cibercultura, identidade e redes sociais. O objeto de estudo são as publicações da página do Facebook da Lola Cosmetics que não possuem referências explícitas à marca, através de um recorte e categorização feito pela própria autora. A análise foi feita em três publicações de maior repercussão no Facebook no ano de 2018. O foco do trabalho é a personalidade de marca, a representação do indivíduo nas redes sociais e como se dá a representação da marca nas redes. Assim, através dos elementos comunicacionais é possível transitar por temas transversais como o consumo, sustentabilidade, representatividade feminina e o empoderamento
id UFJF_039efcf8524ae6e198be525d351ff60b
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10381
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Villela, Cícero Costahttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Vasconcellos, Karina Menezeshttp://lattes.cnpq.br/1105644028150982http://lattes.cnpq.br/5189404246477465Silva, Isabella Paiva e2019-08-07T18:50:40Z2019-07-232019-08-07T18:50:40Z2018-07-12https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10381O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca Lola Cosmetics em suas redes sociais, a fim de entender como a representação da marca se assemelha a representação de um indivíduo, colocando a prova essa humanização como uma forma de aproximação para com seu público-alvo. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados principalmente na comunicação, marketing, cibercultura, identidade e redes sociais. O objeto de estudo são as publicações da página do Facebook da Lola Cosmetics que não possuem referências explícitas à marca, através de um recorte e categorização feito pela própria autora. A análise foi feita em três publicações de maior repercussão no Facebook no ano de 2018. O foco do trabalho é a personalidade de marca, a representação do indivíduo nas redes sociais e como se dá a representação da marca nas redes. Assim, através dos elementos comunicacionais é possível transitar por temas transversais como o consumo, sustentabilidade, representatividade feminina e o empoderamento-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMarketingEstratégias de comunicaçãoRedes sociaisPersonalidade de marcaLola CosmeticsVintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmeticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALisabellapaivaesilva.pdfisabellapaivaesilva.pdfapplication/pdf2619636https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/1/isabellapaivaesilva.pdf3069663e9ffd6041e08e370371031023MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTisabellapaivaesilva.pdf.txtisabellapaivaesilva.pdf.txtExtracted texttext/plain178728https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/4/isabellapaivaesilva.pdf.txtb184764cdd5333749cc5dfb833615e90MD54THUMBNAILisabellapaivaesilva.pdf.jpgisabellapaivaesilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/5/isabellapaivaesilva.pdf.jpg9ebee8d5defc1764dfbcc6b985edc032MD55ufjf/103812019-08-08 03:07:05.283oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:07:05Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
title Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
spellingShingle Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
Silva, Isabella Paiva e
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Marketing
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Personalidade de marca
Lola Cosmetics
title_short Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
title_full Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
title_fullStr Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
title_full_unstemmed Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
title_sort Vintage Girls: uma análise da comunicação online da Lola Cosmetics
author Silva, Isabella Paiva e
author_facet Silva, Isabella Paiva e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villela, Cícero Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402323269350871
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3157127991275816
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vasconcellos, Karina Menezes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1105644028150982
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5189404246477465
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabella Paiva e
contributor_str_mv Villela, Cícero Costa
Caravela, Gabriela Borges Martins
Vasconcellos, Karina Menezes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Marketing
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Personalidade de marca
Lola Cosmetics
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Personalidade de marca
Lola Cosmetics
description O presente trabalho tem como objetivo pesquisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca Lola Cosmetics em suas redes sociais, a fim de entender como a representação da marca se assemelha a representação de um indivíduo, colocando a prova essa humanização como uma forma de aproximação para com seu público-alvo. Para tal análise foram utilizados referenciais teóricos fundamentados principalmente na comunicação, marketing, cibercultura, identidade e redes sociais. O objeto de estudo são as publicações da página do Facebook da Lola Cosmetics que não possuem referências explícitas à marca, através de um recorte e categorização feito pela própria autora. A análise foi feita em três publicações de maior repercussão no Facebook no ano de 2018. O foco do trabalho é a personalidade de marca, a representação do indivíduo nas redes sociais e como se dá a representação da marca nas redes. Assim, através dos elementos comunicacionais é possível transitar por temas transversais como o consumo, sustentabilidade, representatividade feminina e o empoderamento
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-07T18:50:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-23
2019-08-07T18:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10381
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/1/isabellapaivaesilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/4/isabellapaivaesilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10381/5/isabellapaivaesilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3069663e9ffd6041e08e370371031023
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b184764cdd5333749cc5dfb833615e90
9ebee8d5defc1764dfbcc6b985edc032
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661263273525248