O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453 |
Resumo: | O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar. |
id |
UFJF_194fbf0b7a32c4c30f4fe80e013eac02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13453 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Juliana Goulart Soares dohttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118http://lattes.cnpq.br/Santos, Mariane Cazassa2021-09-23T14:36:52Z2021-09-232021-09-23T14:36:52Z2021-08-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar.The internal marketing has proven to be an important tool for the business environment, which can provide in addition to the appreciation and welfare of the internal customer, also the gain of advantage against the competitive market. The present research was carried out in an internet service provider in the city of Governador Valadares, in order to investigate how endomarketing influences the motivational process and satisfaction in the organizational environment. The study is of a descriptive nature, where a qualitative approach was adopted, using the case study method, being supported by 58 semi-structured interviews, which were submitted to a content analysis, where the results were discussed here. Through the results obtained, it was found that the company researched does not have an endomarketing program in place, what it currently does is to use some actions that make up endomarketing in a disconnected way, but that in a certain way do contribute to the motivation and satisfaction of its employees. It was also identified some adversities, but with the implementation of endomarketing in a concrete way it is possible to solve them.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEndomarketingMotivaçãoSatisfaçãoComunicação InternaInternal MarketingMotivationSatisfactionInternal CommunicationO endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarianecazassasantos.pdfmarianecazassasantos.pdfapplication/pdf1226271https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/1/marianecazassasantos.pdff9fb7792ad49a5d11a4e7d516d33c1faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmarianecazassasantos.pdf.txtmarianecazassasantos.pdf.txtExtracted texttext/plain302588https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/4/marianecazassasantos.pdf.txt5b914cb1ac617b8bc83e9bfca20ec432MD54THUMBNAILmarianecazassasantos.pdf.jpgmarianecazassasantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/5/marianecazassasantos.pdf.jpg47795ff48ae08daa2376ea47d9b6d78dMD55ufjf/134532021-09-24 03:09:58.759oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-24T06:09:58Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
title |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
spellingShingle |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares Santos, Mariane Cazassa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Endomarketing Motivação Satisfação Comunicação Interna Internal Marketing Motivation Satisfaction Internal Communication |
title_short |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
title_full |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
title_fullStr |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
title_full_unstemmed |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
title_sort |
O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares |
author |
Santos, Mariane Cazassa |
author_facet |
Santos, Mariane Cazassa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Juliana Goulart Soares do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9040505821938538 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2655136965492722 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4234933638102118 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mariane Cazassa |
contributor_str_mv |
Nascimento, Juliana Goulart Soares do Santos, Leonardo Lemos da Silveira Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Endomarketing Motivação Satisfação Comunicação Interna Internal Marketing Motivation Satisfaction Internal Communication |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Motivação Satisfação Comunicação Interna Internal Marketing Motivation Satisfaction Internal Communication |
description |
O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-23T14:36:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-23 2021-09-23T14:36:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/1/marianecazassasantos.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/4/marianecazassasantos.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/5/marianecazassasantos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9fb7792ad49a5d11a4e7d516d33c1fa e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5b914cb1ac617b8bc83e9bfca20ec432 47795ff48ae08daa2376ea47d9b6d78d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817338550858809344 |