O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariane Cazassa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453
Resumo: O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar.
id UFJF_194fbf0b7a32c4c30f4fe80e013eac02
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13453
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Nascimento, Juliana Goulart Soares dohttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118http://lattes.cnpq.br/Santos, Mariane Cazassa2021-09-23T14:36:52Z2021-09-232021-09-23T14:36:52Z2021-08-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar.The internal marketing has proven to be an important tool for the business environment, which can provide in addition to the appreciation and welfare of the internal customer, also the gain of advantage against the competitive market. The present research was carried out in an internet service provider in the city of Governador Valadares, in order to investigate how endomarketing influences the motivational process and satisfaction in the organizational environment. The study is of a descriptive nature, where a qualitative approach was adopted, using the case study method, being supported by 58 semi-structured interviews, which were submitted to a content analysis, where the results were discussed here. Through the results obtained, it was found that the company researched does not have an endomarketing program in place, what it currently does is to use some actions that make up endomarketing in a disconnected way, but that in a certain way do contribute to the motivation and satisfaction of its employees. It was also identified some adversities, but with the implementation of endomarketing in a concrete way it is possible to solve them.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEndomarketingMotivaçãoSatisfaçãoComunicação InternaInternal MarketingMotivationSatisfactionInternal CommunicationO endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarianecazassasantos.pdfmarianecazassasantos.pdfapplication/pdf1226271https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/1/marianecazassasantos.pdff9fb7792ad49a5d11a4e7d516d33c1faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmarianecazassasantos.pdf.txtmarianecazassasantos.pdf.txtExtracted texttext/plain302588https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/4/marianecazassasantos.pdf.txt5b914cb1ac617b8bc83e9bfca20ec432MD54THUMBNAILmarianecazassasantos.pdf.jpgmarianecazassasantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/5/marianecazassasantos.pdf.jpg47795ff48ae08daa2376ea47d9b6d78dMD55ufjf/134532021-09-24 03:09:58.759oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-24T06:09:58Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
title O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
spellingShingle O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
Santos, Mariane Cazassa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Endomarketing
Motivação
Satisfação
Comunicação Interna
Internal Marketing
Motivation
Satisfaction
Internal Communication
title_short O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
title_full O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
title_fullStr O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
title_full_unstemmed O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
title_sort O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
author Santos, Mariane Cazassa
author_facet Santos, Mariane Cazassa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Juliana Goulart Soares do
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9040505821938538
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Leonardo Lemos da Silveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2655136965492722
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreira, Nathalia Carvalho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4234933638102118
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariane Cazassa
contributor_str_mv Nascimento, Juliana Goulart Soares do
Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Moreira, Nathalia Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Endomarketing
Motivação
Satisfação
Comunicação Interna
Internal Marketing
Motivation
Satisfaction
Internal Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Motivação
Satisfação
Comunicação Interna
Internal Marketing
Motivation
Satisfaction
Internal Communication
description O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-23T14:36:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-23
2021-09-23T14:36:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/1/marianecazassasantos.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/4/marianecazassasantos.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13453/5/marianecazassasantos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9fb7792ad49a5d11a4e7d516d33c1fa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5b914cb1ac617b8bc83e9bfca20ec432
47795ff48ae08daa2376ea47d9b6d78d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817338550858809344