Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o caso de uma empresa automobilística localizada em Juiz de Fora que obteve nos últimos anos um crescimento no quantitativo de ideias implementadas pelos trabalhadores, com a finalidade de ocasionar melhoria contínua dos processos produtivos ou administrativos. O estudo, cujos resultados serão aqui apresentados, teve como objetivo geral identificar os fatores que determinaram a elevação do número de ideias no Plano de Melhoria Contínua da empresa, por parte dos funcionários do setor de produção. Foi necessário compreender as ações realizadas pela organização para engajar os funcionários na geração de ideias, como, por exemplo, a aplicação do conceito de Gestão de Conhecimento. Ficou clara a importância do senso de pertencimento dos indivíduos em relação à organização. Destacou-se também o empoderamento gerado ao trabalhador pela possibilidade de contribuir ativamente na tomado de decisão de diversas atividades, independente de nível hierárquico. São abordadas também ferramentas como brainstorming, storytelling, LEGO Serious Play, Design Thinking, dentre outras técnicas e ferramentas voltadas para a disseminação do conhecimento. Para a condução desta pesquisa, cabe destacar que foram utilizados procedimentos metodológicos, em que este estudo possuiu orientação qualitativa, por meio da interpretação da realidade estudada a partir da percepção do pesquisador, em meio a análise de documentos disponibilizados pela organização para a observação do fenômeno ocorrido. O estudo permitiu compreender a importância dos diversos métodos adotados para a obtenção da melhoria contínua dos processos pelo incremento na geração de ideias, acarretando na sustentabilidade de uma organização em seu mercado de atuação. |
id |
UFJF_44c2e6155f0f12599cdeb6b086d2bf89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11523 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Victor Cláudio Paradelahttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439Costa, Débora Vargas Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577Kirchmair, Débora Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/7233880369804113http://lattes.cnpq.br/Cypriano, Régis Alcântara2020-03-05T15:15:43Z2020-03-05T15:15:43Z2019-11-26https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523O presente trabalho aborda o caso de uma empresa automobilística localizada em Juiz de Fora que obteve nos últimos anos um crescimento no quantitativo de ideias implementadas pelos trabalhadores, com a finalidade de ocasionar melhoria contínua dos processos produtivos ou administrativos. O estudo, cujos resultados serão aqui apresentados, teve como objetivo geral identificar os fatores que determinaram a elevação do número de ideias no Plano de Melhoria Contínua da empresa, por parte dos funcionários do setor de produção. Foi necessário compreender as ações realizadas pela organização para engajar os funcionários na geração de ideias, como, por exemplo, a aplicação do conceito de Gestão de Conhecimento. Ficou clara a importância do senso de pertencimento dos indivíduos em relação à organização. Destacou-se também o empoderamento gerado ao trabalhador pela possibilidade de contribuir ativamente na tomado de decisão de diversas atividades, independente de nível hierárquico. São abordadas também ferramentas como brainstorming, storytelling, LEGO Serious Play, Design Thinking, dentre outras técnicas e ferramentas voltadas para a disseminação do conhecimento. Para a condução desta pesquisa, cabe destacar que foram utilizados procedimentos metodológicos, em que este estudo possuiu orientação qualitativa, por meio da interpretação da realidade estudada a partir da percepção do pesquisador, em meio a análise de documentos disponibilizados pela organização para a observação do fenômeno ocorrido. O estudo permitiu compreender a importância dos diversos métodos adotados para a obtenção da melhoria contínua dos processos pelo incremento na geração de ideias, acarretando na sustentabilidade de uma organização em seu mercado de atuação.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão de conhecimentoGestão participativaMelhoria contínuaFerramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALregisalcantaracypriano.pdfregisalcantaracypriano.pdfapplication/pdf1460289https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/1/regisalcantaracypriano.pdf7167bb4d707fd04dcc6f39be5bd130d4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTregisalcantaracypriano.pdf.txtregisalcantaracypriano.pdf.txtExtracted texttext/plain113153https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/4/regisalcantaracypriano.pdf.txtb2c2441e0a16e3b097607b218a4c38daMD54THUMBNAILregisalcantaracypriano.pdf.jpgregisalcantaracypriano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/5/regisalcantaracypriano.pdf.jpgbb2549656cfda4a06adea4193daa74caMD55ufjf/115232020-03-06 03:06:44.775oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-03-06T06:06:44Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
title |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
spellingShingle |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística Cypriano, Régis Alcântara CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão de conhecimento Gestão participativa Melhoria contínua |
title_short |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
title_full |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
title_fullStr |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
title_sort |
Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística |
author |
Cypriano, Régis Alcântara |
author_facet |
Cypriano, Régis Alcântara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4377823656746439 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Débora Vargas Ferreira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8509529172867577 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kirchmair, Débora Magalhães |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7233880369804113 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cypriano, Régis Alcântara |
contributor_str_mv |
Ferreira, Victor Cláudio Paradela Costa, Débora Vargas Ferreira Kirchmair, Débora Magalhães |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão de conhecimento Gestão participativa Melhoria contínua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de conhecimento Gestão participativa Melhoria contínua |
description |
O presente trabalho aborda o caso de uma empresa automobilística localizada em Juiz de Fora que obteve nos últimos anos um crescimento no quantitativo de ideias implementadas pelos trabalhadores, com a finalidade de ocasionar melhoria contínua dos processos produtivos ou administrativos. O estudo, cujos resultados serão aqui apresentados, teve como objetivo geral identificar os fatores que determinaram a elevação do número de ideias no Plano de Melhoria Contínua da empresa, por parte dos funcionários do setor de produção. Foi necessário compreender as ações realizadas pela organização para engajar os funcionários na geração de ideias, como, por exemplo, a aplicação do conceito de Gestão de Conhecimento. Ficou clara a importância do senso de pertencimento dos indivíduos em relação à organização. Destacou-se também o empoderamento gerado ao trabalhador pela possibilidade de contribuir ativamente na tomado de decisão de diversas atividades, independente de nível hierárquico. São abordadas também ferramentas como brainstorming, storytelling, LEGO Serious Play, Design Thinking, dentre outras técnicas e ferramentas voltadas para a disseminação do conhecimento. Para a condução desta pesquisa, cabe destacar que foram utilizados procedimentos metodológicos, em que este estudo possuiu orientação qualitativa, por meio da interpretação da realidade estudada a partir da percepção do pesquisador, em meio a análise de documentos disponibilizados pela organização para a observação do fenômeno ocorrido. O estudo permitiu compreender a importância dos diversos métodos adotados para a obtenção da melhoria contínua dos processos pelo incremento na geração de ideias, acarretando na sustentabilidade de uma organização em seu mercado de atuação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-05T15:15:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-05T15:15:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/1/regisalcantaracypriano.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/4/regisalcantaracypriano.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11523/5/regisalcantaracypriano.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7167bb4d707fd04dcc6f39be5bd130d4 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b2c2441e0a16e3b097607b218a4c38da bb2549656cfda4a06adea4193daa74ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193948768763904 |