As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana de Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6452
Resumo: As mudanças geradas pelos avanços tecnológicos revolucionaram nossa sociabilidade. Assim, vivemos em um mundo conectado em que a imagem corrobora na construção das representações. Nesse contexto, observam-se na rede social do Instagram usuárias que veiculam seus corpos como moeda de troca, exibindo produtos e serviços na internet construindo representações. Conhecidas como influenciadores digitais ou “musas fitness”, divulgam cotidianamente fotos mostrando sua rotina de exercício e de alimentação, além de destacar as alterações corporais, mobilizando uma multidão de seguidores. Elas movimentam um mercado que vai da academia, às intervenções estéticas, viagens, tratamentos em spa, roupas, joias, entre outros. Nesse sentido, este estudo no ambiente virtual do Instagram objetiva analisar as publicações das influenciadoras digitais, conhecidas como “musas fitness”, no Instagram buscando compreender quais os significados, sentidos e representações são construídos a partir das postagens dessas mulheres. Os perfis de Gabriela Pugliesi, Gracyanne Barbosa e Juju Salimeni foram observados por um mês no ano de 2016, reunindo 353 publicações. Verificamos que há uma construção de proximidade entre seguidor e influenciadora, o que transforma o processo de seguir e a relação constituída na rede a partir das publicações e comentários. O consumo é categoria que rege as postagens e as construções nesse contexto, em que as postagens patrocinadas são apresentadas como “dicas”, juntamente com a representação de felicidade e bem-estar estabelecida nas imagens e das hashtags. Concluímos que essas construções de si apresentadas nos perfis se mostram como ferramenta de publicidade e o olhar crítico para esse fenômeno se faz necessário.
id UFJF_7ab6122b4ce21c1f125470900e8539ee
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6452
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Mourão, Ludmila Nuneshttp://lattes.com.brMaroun, Kalylahttp://lattes.com.brFerreira, Maria Elisa Caputohttp://lattes.com.brhttp://lattes.cnpq.br/2166482884975190Vieira, Mariana de Paula2018-03-21T12:57:01Z2018-03-192018-03-21T12:57:01Z2017-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6452As mudanças geradas pelos avanços tecnológicos revolucionaram nossa sociabilidade. Assim, vivemos em um mundo conectado em que a imagem corrobora na construção das representações. Nesse contexto, observam-se na rede social do Instagram usuárias que veiculam seus corpos como moeda de troca, exibindo produtos e serviços na internet construindo representações. Conhecidas como influenciadores digitais ou “musas fitness”, divulgam cotidianamente fotos mostrando sua rotina de exercício e de alimentação, além de destacar as alterações corporais, mobilizando uma multidão de seguidores. Elas movimentam um mercado que vai da academia, às intervenções estéticas, viagens, tratamentos em spa, roupas, joias, entre outros. Nesse sentido, este estudo no ambiente virtual do Instagram objetiva analisar as publicações das influenciadoras digitais, conhecidas como “musas fitness”, no Instagram buscando compreender quais os significados, sentidos e representações são construídos a partir das postagens dessas mulheres. Os perfis de Gabriela Pugliesi, Gracyanne Barbosa e Juju Salimeni foram observados por um mês no ano de 2016, reunindo 353 publicações. Verificamos que há uma construção de proximidade entre seguidor e influenciadora, o que transforma o processo de seguir e a relação constituída na rede a partir das publicações e comentários. O consumo é categoria que rege as postagens e as construções nesse contexto, em que as postagens patrocinadas são apresentadas como “dicas”, juntamente com a representação de felicidade e bem-estar estabelecida nas imagens e das hashtags. Concluímos que essas construções de si apresentadas nos perfis se mostram como ferramenta de publicidade e o olhar crítico para esse fenômeno se faz necessário.The changes brought about by technological advances have revolutionized our sociability. Thus, we live in a connected world in which the image corroborates in the construction of the representations. In this context it is observed in the social network of the Instagram users that convey their bodies as currency of exchange, exhibiting products and services in the internet constructing representations. Known as "fitness muses" and / or digital influencers, they daily divulge photos showing their exercise routine, as well as feeding routine and highlighting body changes, mobilizing a crowd of followers. They move a market that goes from the gym, to aesthetic interventions, travel, spa treatments, clothes, jewelry, among others. This study in the virtual environment of Instagram aims to analyze the publications of digital influencers, known as "fitness muses", in the Instagram seeking to understand which meanings, senses and representations are constructed from the postings of these women. The profiles of Gabriela Pugliesi, Gracyanne Barbosa and Juju Salimeni were observed for a month in 2016, gathering 353 publications. We verified that there is a construction of proximity between follower and influencer, which transforms the process of following and the relationship constituted in the network from the publications and commentaries. Consumption is a category that governs postings and constructs in this context, where sponsored posts are presented as "tips" along with the representation of happiness and well-being established in the images and hashtags. In that we conclude that these constructions of self presented in the profiles are shown as an advertising tool and the critical look for this phenomenon becomes necessary.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Educação FísicaUFJFBrasilFaculdade de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAInfluenciadoras digitaisEmpreendedorismo de siInstagramDigital influencersEntrepreneurship itselfInstagramAs influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTmarianadepaulavieira.pdf.txtmarianadepaulavieira.pdf.txtExtracted texttext/plain121519https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/3/marianadepaulavieira.pdf.txt25fcc587dd18fe02495b34374cab3f7bMD53THUMBNAILmarianadepaulavieira.pdf.jpgmarianadepaulavieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/4/marianadepaulavieira.pdf.jpg000275f2d9557f1f2cdbb8a55832ee9cMD54ORIGINALmarianadepaulavieira.pdfmarianadepaulavieira.pdfapplication/pdf3108973https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/1/marianadepaulavieira.pdf372059ce73c7809edd9596f9c63402c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/64522019-06-16 09:55:09.039oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T12:55:09Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
title As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
spellingShingle As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
Vieira, Mariana de Paula
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Influenciadoras digitais
Empreendedorismo de si
Instagram
Digital influencers
Entrepreneurship itself
Instagram
title_short As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
title_full As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
title_fullStr As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
title_full_unstemmed As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
title_sort As influenciadoras digitais no instagram e o empreendedorismo de si: o caso do fitness
author Vieira, Mariana de Paula
author_facet Vieira, Mariana de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mourão, Ludmila Nunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.com.br
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maroun, Kalyla
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.com.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, Maria Elisa Caputo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.com.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2166482884975190
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mariana de Paula
contributor_str_mv Mourão, Ludmila Nunes
Maroun, Kalyla
Ferreira, Maria Elisa Caputo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Influenciadoras digitais
Empreendedorismo de si
Instagram
Digital influencers
Entrepreneurship itself
Instagram
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadoras digitais
Empreendedorismo de si
Instagram
Digital influencers
Entrepreneurship itself
Instagram
description As mudanças geradas pelos avanços tecnológicos revolucionaram nossa sociabilidade. Assim, vivemos em um mundo conectado em que a imagem corrobora na construção das representações. Nesse contexto, observam-se na rede social do Instagram usuárias que veiculam seus corpos como moeda de troca, exibindo produtos e serviços na internet construindo representações. Conhecidas como influenciadores digitais ou “musas fitness”, divulgam cotidianamente fotos mostrando sua rotina de exercício e de alimentação, além de destacar as alterações corporais, mobilizando uma multidão de seguidores. Elas movimentam um mercado que vai da academia, às intervenções estéticas, viagens, tratamentos em spa, roupas, joias, entre outros. Nesse sentido, este estudo no ambiente virtual do Instagram objetiva analisar as publicações das influenciadoras digitais, conhecidas como “musas fitness”, no Instagram buscando compreender quais os significados, sentidos e representações são construídos a partir das postagens dessas mulheres. Os perfis de Gabriela Pugliesi, Gracyanne Barbosa e Juju Salimeni foram observados por um mês no ano de 2016, reunindo 353 publicações. Verificamos que há uma construção de proximidade entre seguidor e influenciadora, o que transforma o processo de seguir e a relação constituída na rede a partir das publicações e comentários. O consumo é categoria que rege as postagens e as construções nesse contexto, em que as postagens patrocinadas são apresentadas como “dicas”, juntamente com a representação de felicidade e bem-estar estabelecida nas imagens e das hashtags. Concluímos que essas construções de si apresentadas nos perfis se mostram como ferramenta de publicidade e o olhar crítico para esse fenômeno se faz necessário.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-21T12:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-19
2018-03-21T12:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6452
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/3/marianadepaulavieira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/4/marianadepaulavieira.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/1/marianadepaulavieira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6452/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25fcc587dd18fe02495b34374cab3f7b
000275f2d9557f1f2cdbb8a55832ee9c
372059ce73c7809edd9596f9c63402c6
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193962546003968