Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa.
id UFJF_a5ed11938be093683f8cff5ecdb2c57d
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/193
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Lopes Filho, Boanerges Balbinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0Machado Neto, Manoel Marcondeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836H8Guerra, Márcio de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974069P8Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula2015-12-14T15:48:53Z2015-12-112015-12-14T15:48:53Z2015-08-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa.This assay aims to analyze the causes and effects of the use of affective communication, especially in organizational communication. For the assessment of the subject matter, we use as instruments a wide bibliographical research, qualitative in-depth interviews and focus groups in order to measure the effects of internal marketing campaign MRS Logística about drivers - the largest contingent of company employees. It also evaluates the parts of the internal campaign to raise awareness of the issues concerning the prevention of occupational accidents. Building on identity issues, notably the Brazilian identity, the study makes use of the components of national identity - as the figure of the man Cordial - to show the importance of the messages that arouse emotion awaken at the reception imaginary. The study on the history of the railroad also allows us to consider symbolic aspects and identity traits that reinforce the more emotional background message to that audience. Also neuroscience, the study of human behavior in business and appeal to sensitive help us compose the research.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialComunicaçãoEstratégias sensíveisComunicação organizacionalComunicação internaIdentidade brasileiraAfetividadeSensitive strategiesOrganizational communicationInternal communicationBrazilian identityAffectivityEstratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txtcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txtExtracted texttext/plain295594https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/3/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txt6485a2804ad396ca0268a6a8032fd50aMD53THUMBNAILcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpgcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/4/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpg09d5db6203f75215396e7541adb601e5MD54ORIGINALcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdfcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdfapplication/pdf4711050https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/1/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf1a0ba63ecb85bf2cb778b282de0ecd35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/1932019-11-07 11:34:47.944oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
title Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
spellingShingle Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula
Comunicação
Estratégias sensíveis
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Identidade brasileira
Afetividade
Sensitive strategies
Organizational communication
Internal communication
Brazilian identity
Affectivity
title_short Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
title_full Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
title_fullStr Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
title_full_unstemmed Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
title_sort Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
author Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula
author_facet Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes Filho, Boanerges Balbino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado Neto, Manoel Marcondes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836H8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guerra, Márcio de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974069P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula
contributor_str_mv Lopes Filho, Boanerges Balbino
Machado Neto, Manoel Marcondes
Guerra, Márcio de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Estratégias sensíveis
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Identidade brasileira
Afetividade
Sensitive strategies
Organizational communication
Internal communication
Brazilian identity
Affectivity
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias sensíveis
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Identidade brasileira
Afetividade
Sensitive strategies
Organizational communication
Internal communication
Brazilian identity
Affectivity
description Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-14T15:48:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-11
2015-12-14T15:48:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/3/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/4/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/1/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6485a2804ad396ca0268a6a8032fd50a
09d5db6203f75215396e7541adb601e5
1a0ba63ecb85bf2cb778b282de0ecd35
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661424427073536