Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa. |
id |
UFJF_a5ed11938be093683f8cff5ecdb2c57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/193 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes Filho, Boanerges Balbinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0Machado Neto, Manoel Marcondeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836H8Guerra, Márcio de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974069P8Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula2015-12-14T15:48:53Z2015-12-112015-12-14T15:48:53Z2015-08-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa.This assay aims to analyze the causes and effects of the use of affective communication, especially in organizational communication. For the assessment of the subject matter, we use as instruments a wide bibliographical research, qualitative in-depth interviews and focus groups in order to measure the effects of internal marketing campaign MRS Logística about drivers - the largest contingent of company employees. It also evaluates the parts of the internal campaign to raise awareness of the issues concerning the prevention of occupational accidents. Building on identity issues, notably the Brazilian identity, the study makes use of the components of national identity - as the figure of the man Cordial - to show the importance of the messages that arouse emotion awaken at the reception imaginary. The study on the history of the railroad also allows us to consider symbolic aspects and identity traits that reinforce the more emotional background message to that audience. Also neuroscience, the study of human behavior in business and appeal to sensitive help us compose the research.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialComunicaçãoEstratégias sensíveisComunicação organizacionalComunicação internaIdentidade brasileiraAfetividadeSensitive strategiesOrganizational communicationInternal communicationBrazilian identityAffectivityEstratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txtcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txtExtracted texttext/plain295594https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/3/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txt6485a2804ad396ca0268a6a8032fd50aMD53THUMBNAILcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpgcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/4/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpg09d5db6203f75215396e7541adb601e5MD54ORIGINALcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdfcarmemlucianunesdepaulacalheiros.pdfapplication/pdf4711050https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/1/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf1a0ba63ecb85bf2cb778b282de0ecd35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/1932019-11-07 11:34:47.944oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
title |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
spellingShingle |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula Comunicação Estratégias sensíveis Comunicação organizacional Comunicação interna Identidade brasileira Afetividade Sensitive strategies Organizational communication Internal communication Brazilian identity Affectivity |
title_short |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
title_full |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
title_fullStr |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
title_full_unstemmed |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
title_sort |
Estratégias sensíveis na comunicação organizacional o caso da campanha “uma vida leva à outra” |
author |
Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula |
author_facet |
Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes Filho, Boanerges Balbino |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado Neto, Manoel Marcondes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706836H8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Guerra, Márcio de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974069P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calheiros, Carmen Lúcia Nunes de Paula |
contributor_str_mv |
Lopes Filho, Boanerges Balbino Machado Neto, Manoel Marcondes Guerra, Márcio de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Estratégias sensíveis Comunicação organizacional Comunicação interna Identidade brasileira Afetividade Sensitive strategies Organizational communication Internal communication Brazilian identity Affectivity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias sensíveis Comunicação organizacional Comunicação interna Identidade brasileira Afetividade Sensitive strategies Organizational communication Internal communication Brazilian identity Affectivity |
description |
Esta dissertação objetiva analisar as causas e efeitos do emprego da afetividade na comunicação, sobretudo, na comunicação organizacional. Para a avaliação do objeto de estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos uma ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas qualitativas em profundidade e grupo focal, a fim de medir os efeitos da campanha de marketing interno da MRS Logística sobre os maquinistas – o maior contingente de empregados da empresa. Foram analisadas também as peças da campanha interna de sensibilização para as questões relativas à prevenção de acidentes do trabalho. Partindo das questões identitárias, notadamente da identidade brasileira, o estudo utiliza-se de elementos constituintes da identidade nacional – como a figura do Homem Cordial - para mostrar a importância que as mensagens que suscitam a emoção despertam no imaginário da recepção. O estudo sobre a história da ferrovia também nos permite considerar aspectos simbólicos e traços de identidade que reforçam a mensagem de fundo mais emotivo para esse público. Também a neurociência, os estudos do comportamento humano nas empresas e o apelo ao sensível nos ajudam a compor a pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-14T15:48:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-11 2015-12-14T15:48:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/3/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/4/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/1/carmemlucianunesdepaulacalheiros.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/193/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6485a2804ad396ca0268a6a8032fd50a 09d5db6203f75215396e7541adb601e5 1a0ba63ecb85bf2cb778b282de0ecd35 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661424427073536 |