A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Manoel de Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969
Resumo: A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada.
id UFJF_ccc904b851a52f2135d263c7339df586
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14969
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Corrêa, Stela Cristina Hotthttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502Paula Neto, Alcielis dehttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107Almeida, Beatriz Pereira dehttps://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/5607076321323854Pereira Junior, Manoel de Paula2023-01-24T11:33:35Z2023-01-242023-01-24T11:33:35Z2023-01-16https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada.The ability of a company to create its image before society, so that it is attractive to professionals and customers, is called employer branding. The objective of this work is to analyze the Employer Branding of a supermarket chain, in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. This work is exploratory research, and data collection was carried out in a way that primary data were obtained through semi-structured interviews. The results of this research demonstrated the perception of commitment and loyalty that employees have towards the organization, the reputation, and prestige that the studied company has with the society in which it is inserted, and also the understanding of employees about productivity and performance when they are engaged. Therefore, we understand that employer branding tools, together with the retention and attraction of talent, can benefit the organization in front of the employees and the region in which it is located. Therefore, we understand with this case study that the tools of employer branding (Good wages; Employee appreciation; Social projects; Organizational climate; Internal Communication; Work environment; Career plan) together with the retention and attraction of talents, can benefit the organization in terms of employees and the region where it is located.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmployer brandingEngajamentoRecrutamentoRetençãoEngagementRecruitmentRetentionA prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALmanoeldepaulapereirajunior.pdfmanoeldepaulapereirajunior.pdfapplication/pdf1284850https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/1/manoeldepaulapereirajunior.pdf54d54051c14574e49ed9a2a5f1faeeeeMD51TEXTmanoeldepaulapereirajunior.pdf.txtmanoeldepaulapereirajunior.pdf.txtExtracted texttext/plain88368https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/4/manoeldepaulapereirajunior.pdf.txt1749bfcf601f0c19eb9ad4c98faa21dbMD54THUMBNAILmanoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgmanoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/5/manoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgd81341888c79d55a0a08d468e5f71b01MD55ufjf/149692023-01-25 04:15:45.369oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-25T06:15:45Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
title A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
spellingShingle A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
Pereira Junior, Manoel de Paula
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Employer branding
Engajamento
Recrutamento
Retenção
Engagement
Recruitment
Retention
title_short A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
title_full A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
title_fullStr A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
title_full_unstemmed A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
title_sort A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
author Pereira Junior, Manoel de Paula
author_facet Pereira Junior, Manoel de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Stela Cristina Hott
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1964577702715502
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Neto, Alcielis de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1460390686142107
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Beatriz Pereira de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5607076321323854
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Manoel de Paula
contributor_str_mv Corrêa, Stela Cristina Hott
Paula Neto, Alcielis de
Almeida, Beatriz Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Employer branding
Engajamento
Recrutamento
Retenção
Engagement
Recruitment
Retention
dc.subject.por.fl_str_mv Employer branding
Engajamento
Recrutamento
Retenção
Engagement
Recruitment
Retention
description A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-24T11:33:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-24
2023-01-24T11:33:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/1/manoeldepaulapereirajunior.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/4/manoeldepaulapereirajunior.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/5/manoeldepaulapereirajunior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
54d54051c14574e49ed9a2a5f1faeeee
1749bfcf601f0c19eb9ad4c98faa21db
d81341888c79d55a0a08d468e5f71b01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661308408430592