A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969 |
Resumo: | A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada. |
id |
UFJF_ccc904b851a52f2135d263c7339df586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14969 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Stela Cristina Hotthttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502Paula Neto, Alcielis dehttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107Almeida, Beatriz Pereira dehttps://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/5607076321323854Pereira Junior, Manoel de Paula2023-01-24T11:33:35Z2023-01-242023-01-24T11:33:35Z2023-01-16https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada.The ability of a company to create its image before society, so that it is attractive to professionals and customers, is called employer branding. The objective of this work is to analyze the Employer Branding of a supermarket chain, in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. This work is exploratory research, and data collection was carried out in a way that primary data were obtained through semi-structured interviews. The results of this research demonstrated the perception of commitment and loyalty that employees have towards the organization, the reputation, and prestige that the studied company has with the society in which it is inserted, and also the understanding of employees about productivity and performance when they are engaged. Therefore, we understand that employer branding tools, together with the retention and attraction of talent, can benefit the organization in front of the employees and the region in which it is located. Therefore, we understand with this case study that the tools of employer branding (Good wages; Employee appreciation; Social projects; Organizational climate; Internal Communication; Work environment; Career plan) together with the retention and attraction of talents, can benefit the organization in terms of employees and the region where it is located.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmployer brandingEngajamentoRecrutamentoRetençãoEngagementRecruitmentRetentionA prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALmanoeldepaulapereirajunior.pdfmanoeldepaulapereirajunior.pdfapplication/pdf1284850https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/1/manoeldepaulapereirajunior.pdf54d54051c14574e49ed9a2a5f1faeeeeMD51TEXTmanoeldepaulapereirajunior.pdf.txtmanoeldepaulapereirajunior.pdf.txtExtracted texttext/plain88368https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/4/manoeldepaulapereirajunior.pdf.txt1749bfcf601f0c19eb9ad4c98faa21dbMD54THUMBNAILmanoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgmanoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/5/manoeldepaulapereirajunior.pdf.jpgd81341888c79d55a0a08d468e5f71b01MD55ufjf/149692023-01-25 04:15:45.369oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-25T06:15:45Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
title |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
spellingShingle |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso Pereira Junior, Manoel de Paula CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Employer branding Engajamento Recrutamento Retenção Engagement Recruitment Retention |
title_short |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_fullStr |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_sort |
A prática de employer branding em uma rede de supermercados de Minas Gerais: um estudo de caso |
author |
Pereira Junior, Manoel de Paula |
author_facet |
Pereira Junior, Manoel de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corrêa, Stela Cristina Hott |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Neto, Alcielis de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1460390686142107 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Beatriz Pereira de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5607076321323854 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Junior, Manoel de Paula |
contributor_str_mv |
Corrêa, Stela Cristina Hott Paula Neto, Alcielis de Almeida, Beatriz Pereira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Employer branding Engajamento Recrutamento Retenção Engagement Recruitment Retention |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Employer branding Engajamento Recrutamento Retenção Engagement Recruitment Retention |
description |
A capacidade de uma empresa em criar a sua imagem perante a sociedade, para que fique atraente aos profissionais e aos clientes, é denominado como marca empregadora, ou employer branding. O objetivo deste trabalho é analisar o Employer Branding de uma rede de supermercados, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este trabalho é uma pesquisa exploratória, e a coleta de dados foi realizada de forma que os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados dessa pesquisa demonstraram a percepção de comprometimento e lealdade que os colaboradores têm para com a organização, a reputação e o prestígio que a empresa estudada tem com a sociedade que está inserida, e também o entendimento dos colaboradores sobre a produtividade e desempenho quando estão engajados. Sendo assim, entendemos com esse estudo de caso que as ferramentas do employer branding (Bons salários; Valorização do funcionário; Projetos sociais; Clima organizacional; Comunicação Interna; Ambiente de trabalho; Plano de carreira) em conjunto com a retenção e atração de talentos, pode beneficiar a organização diante dos colaboradores e da região que está situada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-24T11:33:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-24 2023-01-24T11:33:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/1/manoeldepaulapereirajunior.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/4/manoeldepaulapereirajunior.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14969/5/manoeldepaulapereirajunior.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 54d54051c14574e49ed9a2a5f1faeeee 1749bfcf601f0c19eb9ad4c98faa21db d81341888c79d55a0a08d468e5f71b01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661308408430592 |