Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, João Pedro Rabelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386
Resumo: Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos.
id UFJF_fb694eff8fb858937eaa26f0dd488edb
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14386
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Zanini, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777http://lattes.cnpq.brPaixão, João Pedro Rabelo2022-09-01T12:43:06Z2022-08-042022-09-01T12:43:06Z2022-08-09https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos.Plans and expectations for 2020 had been totally changed by the new coronavirus. In Brazil, the first confirmed case of COVID-19 occurred on February 26th. Since then, the impact on health has become very severe and the economic impact has also advanced in the same direction. In Brazil and in the world, trade is one of the sectors most affected by the pandemic. In this case, e-commerce played a major role in maintaining the sector. Within this context, the general objective of this research is to evaluate the effects of the Covid-19 pandemic on the profile of consumers in the Brazilian economic scenario. To this end, the following specific objectives were outlined: to describe the main economic and behavioral changes in consumption caused by the pandemic and to identify whether these changes will be consolidated. It is possible to conclude that there was a great migration from offline stores to online stores, however even with the relaxation of restrictive measures, advances in digitization and consumer adaptability will ensure that e-commerce reaches increasingly higher levels high.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Economiahttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do ConsumidorComportamento do consumidor covid-19ComércioCovid-19Consumer behaviorBusinessImpactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/4/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD54ORIGINALjoaopedrorabelopaixao.pdfjoaopedrorabelopaixao.pdfapplication/pdf776629https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/6/joaopedrorabelopaixao.pdf074091d885a0dfdc2948af43af7ff5d9MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/7/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD57TEXTjoaopedrorabelopaixao.pdf.txtjoaopedrorabelopaixao.pdf.txtExtracted texttext/plain65991https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/8/joaopedrorabelopaixao.pdf.txt56bf2b36a82abbec0b42fbe5df931097MD58THUMBNAILjoaopedrorabelopaixao.pdf.jpgjoaopedrorabelopaixao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/9/joaopedrorabelopaixao.pdf.jpgdaef387b140950176c8e2c41c0aa67dfMD59ufjf/143862022-09-02 03:09:48.088oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-09-02T06:09:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
title Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
spellingShingle Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
Paixão, João Pedro Rabelo
Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor
Comportamento do consumidor covid-19
Comércio
Covid-19
Consumer behavior
Business
title_short Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
title_full Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
title_fullStr Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
title_full_unstemmed Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
title_sort Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
author Paixão, João Pedro Rabelo
author_facet Paixão, João Pedro Rabelo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanini, Alexandre
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8405561164951777
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, João Pedro Rabelo
contributor_str_mv Zanini, Alexandre
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor
topic Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor
Comportamento do consumidor covid-19
Comércio
Covid-19
Consumer behavior
Business
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor covid-19
Comércio
Covid-19
Consumer behavior
Business
description Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T12:43:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04
2022-09-01T12:43:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/4/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/6/joaopedrorabelopaixao.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/7/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/8/joaopedrorabelopaixao.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/9/joaopedrorabelopaixao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
074091d885a0dfdc2948af43af7ff5d9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
56bf2b36a82abbec0b42fbe5df931097
daef387b140950176c8e2c41c0aa67df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661255807664128