Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386 |
Resumo: | Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos. |
id |
UFJF_fb694eff8fb858937eaa26f0dd488edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14386 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanini, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777http://lattes.cnpq.brPaixão, João Pedro Rabelo2022-09-01T12:43:06Z2022-08-042022-09-01T12:43:06Z2022-08-09https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos.Plans and expectations for 2020 had been totally changed by the new coronavirus. In Brazil, the first confirmed case of COVID-19 occurred on February 26th. Since then, the impact on health has become very severe and the economic impact has also advanced in the same direction. In Brazil and in the world, trade is one of the sectors most affected by the pandemic. In this case, e-commerce played a major role in maintaining the sector. Within this context, the general objective of this research is to evaluate the effects of the Covid-19 pandemic on the profile of consumers in the Brazilian economic scenario. To this end, the following specific objectives were outlined: to describe the main economic and behavioral changes in consumption caused by the pandemic and to identify whether these changes will be consolidated. It is possible to conclude that there was a great migration from offline stores to online stores, however even with the relaxation of restrictive measures, advances in digitization and consumer adaptability will ensure that e-commerce reaches increasingly higher levels high.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Economiahttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do ConsumidorComportamento do consumidor covid-19ComércioCovid-19Consumer behaviorBusinessImpactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/4/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD54ORIGINALjoaopedrorabelopaixao.pdfjoaopedrorabelopaixao.pdfapplication/pdf776629https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/6/joaopedrorabelopaixao.pdf074091d885a0dfdc2948af43af7ff5d9MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/7/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD57TEXTjoaopedrorabelopaixao.pdf.txtjoaopedrorabelopaixao.pdf.txtExtracted texttext/plain65991https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/8/joaopedrorabelopaixao.pdf.txt56bf2b36a82abbec0b42fbe5df931097MD58THUMBNAILjoaopedrorabelopaixao.pdf.jpgjoaopedrorabelopaixao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/9/joaopedrorabelopaixao.pdf.jpgdaef387b140950176c8e2c41c0aa67dfMD59ufjf/143862022-09-02 03:09:48.088oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-09-02T06:09:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
title |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor Paixão, João Pedro Rabelo Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor Comportamento do consumidor covid-19 Comércio Covid-19 Consumer behavior Business |
title_short |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
title_full |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
title_sort |
Impactos da pandemia para o comércio online e o comportamento do consumidor |
author |
Paixão, João Pedro Rabelo |
author_facet |
Paixão, João Pedro Rabelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanini, Alexandre |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8405561164951777 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, João Pedro Rabelo |
contributor_str_mv |
Zanini, Alexandre |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor |
topic |
Economia dos Programas de Bem-Estar Social Economia do Consumidor Comportamento do consumidor covid-19 Comércio Covid-19 Consumer behavior Business |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor covid-19 Comércio Covid-19 Consumer behavior Business |
description |
Os planos e expectativas para 2020 fora totalmentealterados pelo novo coronavírus. No Brasil, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 26 de fevereiro. Desde então, o impacto na saúde tornou-se muito grave e o impacto econômico também avançou na mesma direção.No Brasil e no mundo, o comércio é um dos setores mais afetados pela pandemia. Nesse caso, o e-commerce teve um papel preponderante na manutenção do setor. Dentro desse contexto o objetivo geral da presente pesquisa é avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 no perfil dos consumidores no cenário econômico brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as principais mudanças econômicas e comportamentais do consumo acarretadas pela pandemia e identificar se essas mudanças se consolidarão. É possível concluir que houve uma grande migração das lojas off-line para as lojas online, no entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor irá garantir com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais altos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T12:43:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-04 2022-09-01T12:43:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/4/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/6/joaopedrorabelopaixao.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/7/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/8/joaopedrorabelopaixao.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14386/9/joaopedrorabelopaixao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef 074091d885a0dfdc2948af43af7ff5d9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 56bf2b36a82abbec0b42fbe5df931097 daef387b140950176c8e2c41c0aa67df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661255807664128 |