Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fajardo, Marina Lemos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7538
Resumo: Planejar e executar ações de marketing em uma empresa envolve o processo de divulgação da marca, como ela será vista pelos clientes, as estratégias e objetivos a serem atingidos, o planejamento de ações de divulgação dos produtos ou serviços e o relacionamento com o cliente. As estratégias utilizadas pela organização para gerenciar as ações de marketing irão definir o sucesso ou não da mesma. Este estudo consiste na análise de estratégias de marketing que visam o relacionamento com o consumidor, considerando o mesmo como um ser emocional, que toma decisões de compra baseadas também nas suas necessidades, mas principalmente nas emoções geradas pelas experiências de consumo. As experiências de consumo serão analisadas neste estudo com base no Marketing de Experiências tratado como um braço do Marketing de Relacionamentos, sendo este uma mudança de perspectiva do Marketing Tradicional.
id UFJF_fd3c11a6ac4dbebc74be96716e953c7d
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/7538
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Alves, Luiz Henrique Diashttp://lattes.cnpq.br/5741133636261219Castro, Eduardo Breviglieri Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/3914315677247265Araujo, Danilo Cesarhttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.brFajardo, Marina Lemos2018-09-21T15:36:57Z2018-03-282018-09-21T15:36:57Z2017-06-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7538Planejar e executar ações de marketing em uma empresa envolve o processo de divulgação da marca, como ela será vista pelos clientes, as estratégias e objetivos a serem atingidos, o planejamento de ações de divulgação dos produtos ou serviços e o relacionamento com o cliente. As estratégias utilizadas pela organização para gerenciar as ações de marketing irão definir o sucesso ou não da mesma. Este estudo consiste na análise de estratégias de marketing que visam o relacionamento com o consumidor, considerando o mesmo como um ser emocional, que toma decisões de compra baseadas também nas suas necessidades, mas principalmente nas emoções geradas pelas experiências de consumo. As experiências de consumo serão analisadas neste estudo com base no Marketing de Experiências tratado como um braço do Marketing de Relacionamentos, sendo este uma mudança de perspectiva do Marketing Tradicional.Planning and executing marketing actions in a company involves the process of brand disclosure, how the brand will be seen by clients, the strategies and objectives to be achieved, the planning of actions to publicize the products or services, and the relationship with the client. The strategy used by the organization to manage marketing actions will define whether or not it is successful. This study consists of the analysis of marketing strategies aimed at the relationship with the consumer, considering the same as an emotional being, who makes purchasing decisions based also on their needs, but mainly on the emotions generated by consumer experiences. Consumer experiences will be analyzed in this study based on Experience Marketing treated as an arm of Relationship Marketing, and Relationship Marketing being a change from Traditional Marketing perspective.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASExperiências de ConsumoRelacionamentoMarketing de ExperiênciasConsumer ExperiencesExperience MarketingRelationshipMarketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Forainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTmarinalemosfarjado.pdf.txtmarinalemosfarjado.pdf.txtExtracted texttext/plain76998https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/3/marinalemosfarjado.pdf.txt611d371fd2eb12efedb579da3a77c37eMD53THUMBNAILmarinalemosfarjado.pdf.jpgmarinalemosfarjado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/4/marinalemosfarjado.pdf.jpged77cb6cdeb11820ff79c0615e7fc0e8MD54ORIGINALmarinalemosfarjado.pdfmarinalemosfarjado.pdfapplication/pdf7023197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/1/marinalemosfarjado.pdf830c9804da7f5dee682ef6c07434d98dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/75382019-06-16 08:36:56.781oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:36:56Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
title Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
spellingShingle Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
Fajardo, Marina Lemos
CNPQ::ENGENHARIAS
Experiências de Consumo
Relacionamento
Marketing de Experiências
Consumer Experiences
Experience Marketing
Relationship
title_short Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
title_full Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
title_fullStr Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
title_full_unstemmed Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
title_sort Marketing de experiências: o conceito da estratégia e um estudo de caso de uma empresa de Juiz de Fora
author Fajardo, Marina Lemos
author_facet Fajardo, Marina Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Luiz Henrique Dias
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5741133636261219
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Eduardo Breviglieri Pereira de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3914315677247265
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araujo, Danilo Cesar
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Fajardo, Marina Lemos
contributor_str_mv Alves, Luiz Henrique Dias
Castro, Eduardo Breviglieri Pereira de
Araujo, Danilo Cesar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Experiências de Consumo
Relacionamento
Marketing de Experiências
Consumer Experiences
Experience Marketing
Relationship
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de Consumo
Relacionamento
Marketing de Experiências
Consumer Experiences
Experience Marketing
Relationship
description Planejar e executar ações de marketing em uma empresa envolve o processo de divulgação da marca, como ela será vista pelos clientes, as estratégias e objetivos a serem atingidos, o planejamento de ações de divulgação dos produtos ou serviços e o relacionamento com o cliente. As estratégias utilizadas pela organização para gerenciar as ações de marketing irão definir o sucesso ou não da mesma. Este estudo consiste na análise de estratégias de marketing que visam o relacionamento com o consumidor, considerando o mesmo como um ser emocional, que toma decisões de compra baseadas também nas suas necessidades, mas principalmente nas emoções geradas pelas experiências de consumo. As experiências de consumo serão analisadas neste estudo com base no Marketing de Experiências tratado como um braço do Marketing de Relacionamentos, sendo este uma mudança de perspectiva do Marketing Tradicional.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-21T15:36:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-28
2018-09-21T15:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7538
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/3/marinalemosfarjado.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/4/marinalemosfarjado.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/1/marinalemosfarjado.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7538/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 611d371fd2eb12efedb579da3a77c37e
ed77cb6cdeb11820ff79c0615e7fc0e8
830c9804da7f5dee682ef6c07434d98d
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661307301134336