A conquista da mente do consumidor: marketing de experiência como diferencial competitivo para as empresas contemporaneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Catarina Macedo Araujo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34482
Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e parte do pressuposto de que os consumidores são diariamente bombardeados por anúncios e as empresas precisam pensar em formas de se diferenciar dos concorrentes e conquistar a mente dos clientes. Reflete sobre a agregação de valor à marca a partir da utilização do Marketing de Experiência (ME). O embasamento teórico de tal reflexão é norteado por obras de diversos autores, destacando-se, dentre eles as contribuições de Bernd Schmitt (2002), Lindstrom (2009) e Kotler (2005; 2012; 2017). Estes autores possuem em comum o princípio de que muito mais do que vista, a marca precisa ser sentida. Atualmente, ao adotarem a evocação da experiência como estratégia de comunicação, as marcas parecem apostar no envolvimento dos potenciais consumidores em ações que se tornem inesquecíveis, que promovam memórias positivas e que agreguem valor a elas (marcas). Após a análise desses fatores, constatou-se que a busca pela originalidade deve ser constante e com uma visão holística, sendo integradas experiências relacionadas ao sentimento, pensamento, ação, sensação e identificação (SCHMITT, 2002). Indispensável dizer que fazem parte do percurso metodológico do trabalho, as aproximações empíricas ao campo estudado.
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Atualmente, ao adotarem a evocação da experiência como estratégia de comunicação, as marcas parecem apostar no envolvimento dos potenciais consumidores em ações que se tornem inesquecíveis, que promovam memórias positivas e que agreguem valor a elas (marcas). Após a análise desses fatores, constatou-se que a busca pela originalidade deve ser constante e com uma visão holística, sendo integradas experiências relacionadas ao sentimento, pensamento, ação, sensação e identificação (SCHMITT, 2002). 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