Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu da Silva, Andressa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ciconetto Bernardi, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355
Resumo: O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.
id UFLA-6_01029b48f9be99412ec77d28de94d121
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/355
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalFormação DocenteFormação profissionalEnsino SuperiorTeacher TrainingProfessional trainingHigher EducationFormación del profesoradoFormación profesionalEducación superiorO artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.The article aims to discuss the professional training of teacher working in Higher Education. The study promotes notes based on annual data from the Education Census conducted by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the authors Almeida and Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) and Veiga (2006). There are gaps in the professional training of teachers to work in Higher Education, especially concerning the practices of everyday school, it is clear that they are prepared in the emphasis on scientific research and not teaching. The need for changes involves, in particular, the current legislation, initial, continuing training and improvements. Although we understand the complexity of these processes, we problematize and suggest ways so that the training does not result in gaps, in addition to instigating the improvement in the initial training, the updating and specialization for the continuous training with a view to a process that allows the performance of the professional in teaching Higher Education.: El artículo tiene como objetivo discutir la formación profesional de los profesores que trabajan en la Educación Superior. El estudio promueve apuntes basados ​​en datos anuales del Censo Educativo realizado por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP) y los autores Almeida y Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017). ) y Veiga (2006). Existen vacíos en la formación profesional de los docentes para desempeñarse en la Educación Superior, principalmente en lo referente a las prácticas escolares diarias, es claro que se están preparando con énfasis en la investigación científica y no en la docencia. La necesidad de cambios implica, en particular, la legislación vigente, la formación inicial, continua y las mejoras. Si bien entendemos la complejidad de estos procesos, problematizamos y sugerimos caminos para que la formación no resulte en brechas, además de instigar la mejora en la formación inicial, la actualización y especialización para la formación continua con miras a un proceso que Permite el desempeño del profesional en Docencia Totalmente superior.O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestext/htmlapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/35510.30905/rde.v5i2.355Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 49-662526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/286https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/294Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silva, AndressaCiconetto Bernardi, Manuela2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/355Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
title Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
spellingShingle Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
Abreu da Silva, Andressa
Formação Docente
Formação profissional
Ensino Superior
Teacher Training
Professional training
Higher Education
Formación del profesorado
Formación profesional
Educación superior
title_short Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
title_full Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
title_fullStr Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
title_full_unstemmed Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
title_sort Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
author Abreu da Silva, Andressa
author_facet Abreu da Silva, Andressa
Ciconetto Bernardi, Manuela
author_role author
author2 Ciconetto Bernardi, Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu da Silva, Andressa
Ciconetto Bernardi, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Formação profissional
Ensino Superior
Teacher Training
Professional training
Higher Education
Formación del profesorado
Formación profesional
Educación superior
topic Formação Docente
Formação profissional
Ensino Superior
Teacher Training
Professional training
Higher Education
Formación del profesorado
Formación profesional
Educación superior
description O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355
10.30905/rde.v5i2.355
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355
identifier_str_mv 10.30905/rde.v5i2.355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/286
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66
Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66
Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66
Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 49-66
2526-849X
10.30905/rde.v5i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375060115456