Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355 |
Resumo: | O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena. |
id |
UFLA-6_01029b48f9be99412ec77d28de94d121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/355 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalDocentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissionalFormação DocenteFormação profissionalEnsino SuperiorTeacher TrainingProfessional trainingHigher EducationFormación del profesoradoFormación profesionalEducación superiorO artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.The article aims to discuss the professional training of teacher working in Higher Education. The study promotes notes based on annual data from the Education Census conducted by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the authors Almeida and Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) and Veiga (2006). There are gaps in the professional training of teachers to work in Higher Education, especially concerning the practices of everyday school, it is clear that they are prepared in the emphasis on scientific research and not teaching. The need for changes involves, in particular, the current legislation, initial, continuing training and improvements. Although we understand the complexity of these processes, we problematize and suggest ways so that the training does not result in gaps, in addition to instigating the improvement in the initial training, the updating and specialization for the continuous training with a view to a process that allows the performance of the professional in teaching Higher Education.: El artículo tiene como objetivo discutir la formación profesional de los profesores que trabajan en la Educación Superior. El estudio promueve apuntes basados en datos anuales del Censo Educativo realizado por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP) y los autores Almeida y Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017). ) y Veiga (2006). Existen vacíos en la formación profesional de los docentes para desempeñarse en la Educación Superior, principalmente en lo referente a las prácticas escolares diarias, es claro que se están preparando con énfasis en la investigación científica y no en la docencia. La necesidad de cambios implica, en particular, la legislación vigente, la formación inicial, continua y las mejoras. Si bien entendemos la complejidad de estos procesos, problematizamos y sugerimos caminos para que la formación no resulte en brechas, además de instigar la mejora en la formación inicial, la actualización y especialización para la formación continua con miras a un proceso que Permite el desempeño del profesional en Docencia Totalmente superior.O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestext/htmlapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/35510.30905/rde.v5i2.355Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 49-662526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/286https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/294Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silva, AndressaCiconetto Bernardi, Manuela2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/355Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
title |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
spellingShingle |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional Abreu da Silva, Andressa Formação Docente Formação profissional Ensino Superior Teacher Training Professional training Higher Education Formación del profesorado Formación profesional Educación superior |
title_short |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
title_full |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
title_fullStr |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
title_full_unstemmed |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
title_sort |
Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional |
author |
Abreu da Silva, Andressa |
author_facet |
Abreu da Silva, Andressa Ciconetto Bernardi, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Ciconetto Bernardi, Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu da Silva, Andressa Ciconetto Bernardi, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Formação profissional Ensino Superior Teacher Training Professional training Higher Education Formación del profesorado Formación profesional Educación superior |
topic |
Formação Docente Formação profissional Ensino Superior Teacher Training Professional training Higher Education Formación del profesorado Formación profesional Educación superior |
description |
O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355 10.30905/rde.v5i2.355 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v5i2.355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/286 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/355/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66 Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66 Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 49-66 Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 49-66 2526-849X 10.30905/rde.v5i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375060115456 |