Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72 |
Resumo: | Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas. |
id |
UFLA-6_026a6a88459369b415e4094144a71cbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/72 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamentalEste trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/7210.30905/ded.v2i1.72Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-1022526-849X10.30905/ded.v2i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72/60Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Bortolanza, Ana Mariade Paula, Angela Machado2023-12-31T14:05:16Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/72Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:05:16Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
title |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
spellingShingle |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental Esteves Bortolanza, Ana Maria |
title_short |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
title_full |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
title_fullStr |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
title_sort |
Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental |
author |
Esteves Bortolanza, Ana Maria |
author_facet |
Esteves Bortolanza, Ana Maria de Paula, Angela Machado |
author_role |
author |
author2 |
de Paula, Angela Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves Bortolanza, Ana Maria de Paula, Angela Machado |
description |
Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72 10.30905/ded.v2i1.72 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v2i1.72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102 Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102 Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102 Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102 2526-849X 10.30905/ded.v2i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374483398656 |