Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves Bortolanza, Ana Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Paula, Angela Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72
Resumo: Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.
id UFLA-6_026a6a88459369b415e4094144a71cbc
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/72
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamentalEste trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/7210.30905/ded.v2i1.72Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-1022526-849X10.30905/ded.v2i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72/60Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Bortolanza, Ana Mariade Paula, Angela Machado2023-12-31T14:05:16Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/72Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:05:16Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
title Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
spellingShingle Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
Esteves Bortolanza, Ana Maria
title_short Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
title_full Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
title_fullStr Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
title_full_unstemmed Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
title_sort Exercícios de escrita autoral em sala de aula: as sequências didáticas como estratégias de desenvolvimento de práticas discursivas no ensino fundamental
author Esteves Bortolanza, Ana Maria
author_facet Esteves Bortolanza, Ana Maria
de Paula, Angela Machado
author_role author
author2 de Paula, Angela Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Bortolanza, Ana Maria
de Paula, Angela Machado
description Este trabalho, parte de uma pesquisa (2015) realizada com alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no interior de Minas Gerais, analisa indícios da escrita autoral no processo de ensino e aprendizagem do gênero conto, evidenciando os processos de interação na sala de aula, a partir dos gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem verbal no processo de ensino e aprendizagem da escrita. Tem como procedimentos metodológicos observações e um experimento pedagógico organizado em atividades de sequências didáticas com os elementos estruturadores do conto. Fundamenta-se em concepções de Vigotski e seus colaboradores, Bakhtin, Dolz e Schneuwly. Os resultados mostram indícios de reprodução e de criação do gênero conto pelos alunos no processo de constituição de sua autoria, desvelando em suas produções textuais conhecimentos de mundo, linguísticos, textuais. Conclui-se que compete ao professor ensinar as estratégias da escrita autoral, ao identificar e utilizar adequadamente as ferramentas adequadas para o ensino dos gêneros textuais por meio de sequências didáticas que possibilitem aos alunos apropriarem-se dos elementos estruturadores do conto com foco na constituição autora, de maneira a desenvolverem práticas discursivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72
10.30905/ded.v2i1.72
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72
identifier_str_mv 10.30905/ded.v2i1.72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/72/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 2 Nr. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102
Devir Educação; Vol. 2 No. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102
Devir Educação; Vol. 2 Núm. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102
Devir Educação; v. 2 n. 1 (2018): DEVIR EDUCAÇÃO; 83-102
2526-849X
10.30905/ded.v2i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374483398656