Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sidélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Welter Adams, Fernanda, Maria Tavares Nunes, Simara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536
Resumo: O Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás.  Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva.  Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1.
id UFLA-6_d9d894c0c53e76e0a686c07d5db9f15a
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/536
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciênciasEnsino de Ciências; Desafios; Formação docenteO Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás.  Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva.  Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/53610.30905/rde.v6i1.536Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5362526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/336https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/368Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, SidéliaWelter Adams, FernandaMaria Tavares Nunes, Simara2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/536Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
title Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
spellingShingle Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
Ribeiro, Sidélia
Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente
title_short Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
title_full Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
title_fullStr Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
title_full_unstemmed Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
title_sort Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
author Ribeiro, Sidélia
author_facet Ribeiro, Sidélia
Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
author_role author
author2 Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sidélia
Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente
topic Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente
description O Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás.  Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva.  Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536
10.30905/rde.v6i1.536
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/336
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-536
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375207964672