Desafios docentes na inclusão de estudantes autistas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43551 |
Resumo: | A inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, na escola regular é um direito assegurado pela legislação brasileira. Todavia, para a efetivação desse direito de acesso e permanência na escola, ainda é preciso superar as diversas barreiras que se surgem ao longo do caminho, considerando os diversos fatores que se apresentam para que o aluno seja de fato incluído. Nesse sentido, o presente estudo traz como problema da pesquisa. Os desafios docentes para inclusão de estudantes autistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como objetivo geral: Analisar os desafios encontrados pelos docentes na inclusão de estudantes autistas no ensino fundamental. A metodologia utilizada para este estudo monográfico foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, com a análise de dados de artigos e livros publicados por autores especializados no tema, tais como: Vasconcellos (2002); Mantoan (2006); Camargo e Bosa (2009); Lück (2011), dentre outros. A pesquisa documental envolveu os documentos: Lei n. 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), Resolução n. 2 do Conselho Nacional de Educação (2001), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Política Nacional de Proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (2012)entre outros.Faz parte da função do professor construir novas propostas de intervenção pedagógica para a atuação junto ao aluno com autismo, que está inserido no contexto da sala de aula do ensino comum. A inclusão, necessariamente, pressupõe a formação continuada de professores utilizando estratégias de ensino mais diversificadas e mais dinâmicas, compatíveis com as necessidades dos alunos de forma a proporcionar ao aluno autista um aprendizado realmente efetivo. Contudo, na prática a educação especial na perspectiva da inclusão caminha a passos lentos e está em ainda em desenvolvimento; sendo as políticas públicas, voltadas para assegurar os direitos dos educandos com necessidades educativas especiais ainda a principal ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência no ensino comum. |
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A metodologia utilizada para este estudo monográfico foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, com a análise de dados de artigos e livros publicados por autores especializados no tema, tais como: Vasconcellos (2002); Mantoan (2006); Camargo e Bosa (2009); Lück (2011), dentre outros. A pesquisa documental envolveu os documentos: Lei n. 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), Resolução n. 2 do Conselho Nacional de Educação (2001), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Política Nacional de Proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (2012)entre outros.Faz parte da função do professor construir novas propostas de intervenção pedagógica para a atuação junto ao aluno com autismo, que está inserido no contexto da sala de aula do ensino comum. 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