Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536 |
Resumo: | O Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1. |
id |
UFLA-6_d9d894c0c53e76e0a686c07d5db9f15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/536 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciênciasEnsino de Ciências; Desafios; Formação docenteO Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/53610.30905/rde.v6i1.536Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5362526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/336https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/368Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, SidéliaWelter Adams, FernandaMaria Tavares Nunes, Simara2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/536Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
title |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
spellingShingle |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências Ribeiro, Sidélia Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente |
title_short |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
title_full |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
title_fullStr |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
title_sort |
Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências |
author |
Ribeiro, Sidélia |
author_facet |
Ribeiro, Sidélia Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
author_role |
author |
author2 |
Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sidélia Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente |
topic |
Ensino de Ciências; Desafios; Formação docente |
description |
O Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536 10.30905/rde.v6i1.536 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v6i1.536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/336 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/536/368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536 Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536 Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-536 Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-536 2526-849X 10.30905/rde.v6i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375207964672 |