Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490 |
Resumo: | A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana. |
id |
UFLA-6_e6a7fe988fa130b90f691ae710237e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/490 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do CearáAvaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/49010.30905/rde.v5i2.490Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 224-2482526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/305https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/311Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos Antonio Martins LimaVasconcelos, Sandro Olímpio SilvaOliveira, Suzana de Andrade GonçalvesCosta, Francisca Camila Ciriaco da2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/490Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
title |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
spellingShingle |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará Marcos Antonio Martins Lima Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar. |
title_short |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
title_full |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
title_fullStr |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
title_sort |
Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará |
author |
Marcos Antonio Martins Lima |
author_facet |
Marcos Antonio Martins Lima Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves Costa, Francisca Camila Ciriaco da |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves Costa, Francisca Camila Ciriaco da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Antonio Martins Lima Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves Costa, Francisca Camila Ciriaco da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar. |
topic |
Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar. |
description |
A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490 10.30905/rde.v5i2.490 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v5i2.490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/305 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248 Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248 Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248 Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 224-248 2526-849X 10.30905/rde.v5i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375171264512 |