Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Antonio Martins Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva, Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves, Costa, Francisca Camila Ciriaco da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490
Resumo: A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.
id UFLA-6_e6a7fe988fa130b90f691ae710237e12
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/490
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do CearáAvaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/49010.30905/rde.v5i2.490Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 224-2482526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/305https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/311Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos Antonio Martins LimaVasconcelos, Sandro Olímpio SilvaOliveira, Suzana de Andrade GonçalvesCosta, Francisca Camila Ciriaco da2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/490Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
title Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
spellingShingle Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
Marcos Antonio Martins Lima
Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.
title_short Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
title_full Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
title_fullStr Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
title_full_unstemmed Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
title_sort Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
author Marcos Antonio Martins Lima
author_facet Marcos Antonio Martins Lima
Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva
Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves
Costa, Francisca Camila Ciriaco da
author_role author
author2 Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva
Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves
Costa, Francisca Camila Ciriaco da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
Vasconcelos, Sandro Olímpio Silva
Oliveira, Suzana de Andrade Gonçalves
Costa, Francisca Camila Ciriaco da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.
topic Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.
description A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490
10.30905/rde.v5i2.490
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490
identifier_str_mv 10.30905/rde.v5i2.490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/305
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/490/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248
Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248
Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 224-248
Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 224-248
2526-849X
10.30905/rde.v5i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375171264512