Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andiara Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rezende, Richard Lima, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880
Resumo: Este trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire.
id UFLA_1d85b1282af388bee3cd3bd082a88899
oai_identifier_str oai:localhost:1/55880
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógicaFrom the 200 reais banknote to the nicho and habitat: analysis of a dialogical pedagogical practiceDiálogoProblematizaçãoRecursos pedagógicosDialogueProblematizationPedagogical resourcesEste trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire.Atena Editora2023-01-26T20:21:10Z2023-01-26T20:21:10Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624.978-65-5983-167-8http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Andiara AparecidaRezende, Richard LimaNascimento Junior, Antonio Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-14T14:27:18Zoai:localhost:1/55880Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-14T14:27:18Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
From the 200 reais banknote to the nicho and habitat: analysis of a dialogical pedagogical practice
title Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
spellingShingle Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
Sousa, Andiara Aparecida
Diálogo
Problematização
Recursos pedagógicos
Dialogue
Problematization
Pedagogical resources
title_short Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
title_full Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
title_fullStr Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
title_full_unstemmed Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
title_sort Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
author Sousa, Andiara Aparecida
author_facet Sousa, Andiara Aparecida
Rezende, Richard Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Rezende, Richard Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andiara Aparecida
Rezende, Richard Lima
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Problematização
Recursos pedagógicos
Dialogue
Problematization
Pedagogical resources
topic Diálogo
Problematização
Recursos pedagógicos
Dialogue
Problematization
Pedagogical resources
description Este trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2023-01-26T20:21:10Z
2023-01-26T20:21:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624.
978-65-5983-167-8
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880
identifier_str_mv SOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624.
978-65-5983-167-8
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550120506785792