Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880 |
Resumo: | Este trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire. |
id |
UFLA_1d85b1282af388bee3cd3bd082a88899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/55880 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógicaFrom the 200 reais banknote to the nicho and habitat: analysis of a dialogical pedagogical practiceDiálogoProblematizaçãoRecursos pedagógicosDialogueProblematizationPedagogical resourcesEste trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire.Atena Editora2023-01-26T20:21:10Z2023-01-26T20:21:10Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624.978-65-5983-167-8http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Andiara AparecidaRezende, Richard LimaNascimento Junior, Antonio Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-14T14:27:18Zoai:localhost:1/55880Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-14T14:27:18Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica From the 200 reais banknote to the nicho and habitat: analysis of a dialogical pedagogical practice |
title |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
spellingShingle |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica Sousa, Andiara Aparecida Diálogo Problematização Recursos pedagógicos Dialogue Problematization Pedagogical resources |
title_short |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
title_full |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
title_fullStr |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
title_full_unstemmed |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
title_sort |
Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica |
author |
Sousa, Andiara Aparecida |
author_facet |
Sousa, Andiara Aparecida Rezende, Richard Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Richard Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Andiara Aparecida Rezende, Richard Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo Problematização Recursos pedagógicos Dialogue Problematization Pedagogical resources |
topic |
Diálogo Problematização Recursos pedagógicos Dialogue Problematization Pedagogical resources |
description |
Este trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2023-01-26T20:21:10Z 2023-01-26T20:21:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624. 978-65-5983-167-8 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880 |
identifier_str_mv |
SOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624. 978-65-5983-167-8 |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835136403701760 |