Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lucas Mateus de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
Resumo: As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
id UFLA_30bc5bd7aa817ba31c35a2f792d16f31
oai_identifier_str oai:localhost:1/12649
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivosDidactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuitsEnsino de FísicaEstudantes cegosInscrições didáticasDeficientes visuais - EnsinoPhysics educationBlind studentsDidactic inscriptionsFísicaAs inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasLibardi, HelenaLeitão, Ulisses AzevedoDickman, Adriana GomesHenrique, Alexandre BagdonasSilva, Antônio dos Anjos Pinheiros daAndrade, Lucas Mateus de2017-04-05T18:16:35Z2017-04-05T18:16:35Z2017-04-042017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T17:40:11Zoai:localhost:1/12649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T17:40:11Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
Didactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuits
title Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
spellingShingle Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
Andrade, Lucas Mateus de
Ensino de Física
Estudantes cegos
Inscrições didáticas
Deficientes visuais - Ensino
Physics education
Blind students
Didactic inscriptions
Física
title_short Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
title_full Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
title_fullStr Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
title_full_unstemmed Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
title_sort Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
author Andrade, Lucas Mateus de
author_facet Andrade, Lucas Mateus de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libardi, Helena
Leitão, Ulisses Azevedo
Dickman, Adriana Gomes
Henrique, Alexandre Bagdonas
Silva, Antônio dos Anjos Pinheiros da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Lucas Mateus de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Estudantes cegos
Inscrições didáticas
Deficientes visuais - Ensino
Physics education
Blind students
Didactic inscriptions
Física
topic Ensino de Física
Estudantes cegos
Inscrições didáticas
Deficientes visuais - Ensino
Physics education
Blind students
Didactic inscriptions
Física
description As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-05T18:16:35Z
2017-04-05T18:16:35Z
2017-04-04
2017-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
identifier_str_mv ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835108260970496