Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649 |
Resumo: | As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual. |
id |
UFLA_30bc5bd7aa817ba31c35a2f792d16f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/12649 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivosDidactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuitsEnsino de FísicaEstudantes cegosInscrições didáticasDeficientes visuais - EnsinoPhysics educationBlind studentsDidactic inscriptionsFísicaAs inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasLibardi, HelenaLeitão, Ulisses AzevedoDickman, Adriana GomesHenrique, Alexandre BagdonasSilva, Antônio dos Anjos Pinheiros daAndrade, Lucas Mateus de2017-04-05T18:16:35Z2017-04-05T18:16:35Z2017-04-042017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2021-01-18T17:40:11Zoai:localhost:1/12649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-01-18T17:40:11Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos Didactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuits |
title |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
spellingShingle |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos Andrade, Lucas Mateus de Ensino de Física Estudantes cegos Inscrições didáticas Deficientes visuais - Ensino Physics education Blind students Didactic inscriptions Física |
title_short |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
title_full |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
title_fullStr |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
title_full_unstemmed |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
title_sort |
Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos |
author |
Andrade, Lucas Mateus de |
author_facet |
Andrade, Lucas Mateus de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Libardi, Helena Leitão, Ulisses Azevedo Dickman, Adriana Gomes Henrique, Alexandre Bagdonas Silva, Antônio dos Anjos Pinheiros da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Lucas Mateus de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Estudantes cegos Inscrições didáticas Deficientes visuais - Ensino Physics education Blind students Didactic inscriptions Física |
topic |
Ensino de Física Estudantes cegos Inscrições didáticas Deficientes visuais - Ensino Physics education Blind students Didactic inscriptions Física |
description |
As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-05T18:16:35Z 2017-04-05T18:16:35Z 2017-04-04 2017-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835108260970496 |