Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Suely
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988
Resumo: O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. 
id UNICAMP-19_cd5f0134b06fa472b34e07c552d1e1d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/988
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educaçãoEducação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais.Educação bimodalO presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98810.20396/etd.v10i2.988ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-2701676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988/1003Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Suely2017-09-12T13:55:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/988Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.820345ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
title Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
spellingShingle Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
Scherer, Suely
Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais.
Educação bimodal
title_short Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
title_full Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
title_fullStr Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
title_full_unstemmed Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
title_sort Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
author Scherer, Suely
author_facet Scherer, Suely
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais.
Educação bimodal
topic Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais.
Educação bimodal
description O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988
10.20396/etd.v10i2.988
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988/1003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651596038144