Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v10i2.988 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988 |
Resumo: | O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. |
id |
UNICAMP-19_cd5f0134b06fa472b34e07c552d1e1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/988 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educaçãoEducação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais.Educação bimodalO presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98810.20396/etd.v10i2.988ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-2701676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988/1003Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Suely2017-09-12T13:55:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/988Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-12T13:55:32ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
title |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
spellingShingle |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação Scherer, Suely Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais. Educação bimodal Scherer, Suely Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais. Educação bimodal |
title_short |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
title_full |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
title_fullStr |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
title_full_unstemmed |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
title_sort |
Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação |
author |
Scherer, Suely |
author_facet |
Scherer, Suely Scherer, Suely |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Suely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais. Educação bimodal |
topic |
Educação bimodal. Aprendizagem. Comunicação. Ambientes virtuais. Educação bimodal |
description |
O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal –parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora – a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988 10.20396/etd.v10i2.988 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/988/1003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270 ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 250-270 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179165095329792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.988 |