Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Júnior, Admir Soares de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Cláudio Márcio, Gariglio, José ngelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233
Resumo: Our work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos.
id UFLA_345b21a66ade77e804f96bf6d1802d85
oai_identifier_str oai:localhost:1/55233
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagensFormação de professoresFormação inicialLicenciaturaEducação FísicaTeacher trainingInitial formationGraduationPhysical EducationOur work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos.Este trabalho relata uma experiência de formação que ocorre na proposta de estágio curricular supervisionado, parte fundamental da formação inicial de professores/licenciandos de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas 585 horas destinadas às experiências de prática docente na escola de estágio, desafiamos os estudantes a produzir diferentes tipos de registros reflexivos das experiências vividas neste percurso formativo a partir de distintos tipos de linguagens, a saber: a linguagem escrita acadêmica formal; a produção de textos autobiográficos (chamados de “pipocas pedagógicas”); a linguagem fotográfica, por meio de narrativas visuais; e, por fim, a linguagem audiovisual, por meio da elaboração de pequenos vídeos.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)2022-09-28T22:06:32Z2022-09-28T22:06:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professoresreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Júnior, Admir Soares deOliveira, Cláudio MárcioGariglio, José ngelopor2023-05-02T11:02:37Zoai:localhost:1/55233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T11:02:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
title Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
spellingShingle Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
Almeida Júnior, Admir Soares de
Formação de professores
Formação inicial
Licenciatura
Educação Física
Teacher training
Initial formation
Graduation
Physical Education
title_short Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
title_full Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
title_fullStr Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
title_full_unstemmed Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
title_sort Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens
author Almeida Júnior, Admir Soares de
author_facet Almeida Júnior, Admir Soares de
Oliveira, Cláudio Márcio
Gariglio, José ngelo
author_role author
author2 Oliveira, Cláudio Márcio
Gariglio, José ngelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Júnior, Admir Soares de
Oliveira, Cláudio Márcio
Gariglio, José ngelo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação inicial
Licenciatura
Educação Física
Teacher training
Initial formation
Graduation
Physical Education
topic Formação de professores
Formação inicial
Licenciatura
Educação Física
Teacher training
Initial formation
Graduation
Physical Education
description Our work reports a training experience that takes place within the proposed curricular supervision internship, a fundamental part of the initial academic training process for teachers (undergraduate mode) of Physical Education, from the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In the course of 585 hours devoted to teaching practice practices in the internship school, students are challenged to produce different procedures to comply with the workload. reflective records of the experiences lived in this formative path, using different types of languages, namely: the formal academic written language, the production of autobiographical texts (called “pedagogical popcorn”); a photographic language, through visual narratives; and, finally, an audiovisual language, through the production of short videos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T22:06:32Z
2022-09-28T22:06:32Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233
identifier_str_mv ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. A. Formação acadêmica inicial de professores/as de educação física a partir da experiência de estágio supervisionado na universidade federal de minas gerais: trânsito de/entre linguagens. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 107-121, 2022.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
dc.source.none.fl_str_mv Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835176791703552