PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Faria Gonçalves, André
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31369
Resumo: A presente monografia traz como problemática a compatibilidade do instituto da prescrição com a principiologia justrabalhista, abordando tal instituto de maneira geral, passando, de início, por sua evolução histórica, conceito e fundamento, e, posteriormente, abordando as principais formas de prescrição trabalhista, especialmente a quinquenal e a intercorrente, sob a ótica de alguns princípios constitucionais e dos principais princípios especiais do Direito do Trabalho. Utiliza-se, ainda, como ferramenta de análise, a ciência hermenêutica, notadamente as concepções positivistas e pós-positivistas acerca da interpretação jurídica. O tema é desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e coleta de dados e informações em doutrinas, legislações, artigos científicos e entendimentos jurisprudenciais pertinentes. Conclui ao final, que os princípios específicos do Direito do Trabalho ora colidem frontalmente com o instituto da prescrição, ora reclamam, no mínimo, uma tratativa restritiva para a sua aplicação. Outrossim, conclui pela necessidade de adoção de uma interpretação jurídica adequada das normas positivas, primando-se por uma ciência hermenêutica que propicie uma interpretação valorativa e condicionada à dimensão ideal de justiça, fundamentalmente reivindicada pelo ramo jurídico especializado do trabalho.
id UFLA_546120bcb1adfeb4575a1cde4611886e
oai_identifier_str oai:localhost:1/31369
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICOPrescrição. Segurança Jurídica. Prescrição Trabalhista. Quinquenal. Intercorrente. Princípios Especiais do Direito do Trabalho. Hermenêutica Jurídica.A presente monografia traz como problemática a compatibilidade do instituto da prescrição com a principiologia justrabalhista, abordando tal instituto de maneira geral, passando, de início, por sua evolução histórica, conceito e fundamento, e, posteriormente, abordando as principais formas de prescrição trabalhista, especialmente a quinquenal e a intercorrente, sob a ótica de alguns princípios constitucionais e dos principais princípios especiais do Direito do Trabalho. Utiliza-se, ainda, como ferramenta de análise, a ciência hermenêutica, notadamente as concepções positivistas e pós-positivistas acerca da interpretação jurídica. O tema é desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e coleta de dados e informações em doutrinas, legislações, artigos científicos e entendimentos jurisprudenciais pertinentes. Conclui ao final, que os princípios específicos do Direito do Trabalho ora colidem frontalmente com o instituto da prescrição, ora reclamam, no mínimo, uma tratativa restritiva para a sua aplicação. Outrossim, conclui pela necessidade de adoção de uma interpretação jurídica adequada das normas positivas, primando-se por uma ciência hermenêutica que propicie uma interpretação valorativa e condicionada à dimensão ideal de justiça, fundamentalmente reivindicada pelo ramo jurídico especializado do trabalho.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de DireitoTeixeira Silva, DanielLuiz Faria Gonçalves, André2018-10-11T22:32:29Z2018-10-082018-10-11T22:32:29Z2018-10-082018-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31369porAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-11T22:32:29Zoai:localhost:1/31369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-11T22:32:29Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
title PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
spellingShingle PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
Luiz Faria Gonçalves, André
Prescrição. Segurança Jurídica. Prescrição Trabalhista. Quinquenal. Intercorrente. Princípios Especiais do Direito do Trabalho. Hermenêutica Jurídica.
title_short PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
title_full PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
title_fullStr PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
title_full_unstemmed PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
title_sort PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO: UM DEBATE PRINCIPIOLÓGICO
author Luiz Faria Gonçalves, André
author_facet Luiz Faria Gonçalves, André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira Silva, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Faria Gonçalves, André
dc.subject.por.fl_str_mv Prescrição. Segurança Jurídica. Prescrição Trabalhista. Quinquenal. Intercorrente. Princípios Especiais do Direito do Trabalho. Hermenêutica Jurídica.
topic Prescrição. Segurança Jurídica. Prescrição Trabalhista. Quinquenal. Intercorrente. Princípios Especiais do Direito do Trabalho. Hermenêutica Jurídica.
description A presente monografia traz como problemática a compatibilidade do instituto da prescrição com a principiologia justrabalhista, abordando tal instituto de maneira geral, passando, de início, por sua evolução histórica, conceito e fundamento, e, posteriormente, abordando as principais formas de prescrição trabalhista, especialmente a quinquenal e a intercorrente, sob a ótica de alguns princípios constitucionais e dos principais princípios especiais do Direito do Trabalho. Utiliza-se, ainda, como ferramenta de análise, a ciência hermenêutica, notadamente as concepções positivistas e pós-positivistas acerca da interpretação jurídica. O tema é desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e coleta de dados e informações em doutrinas, legislações, artigos científicos e entendimentos jurisprudenciais pertinentes. Conclui ao final, que os princípios específicos do Direito do Trabalho ora colidem frontalmente com o instituto da prescrição, ora reclamam, no mínimo, uma tratativa restritiva para a sua aplicação. Outrossim, conclui pela necessidade de adoção de uma interpretação jurídica adequada das normas positivas, primando-se por uma ciência hermenêutica que propicie uma interpretação valorativa e condicionada à dimensão ideal de justiça, fundamentalmente reivindicada pelo ramo jurídico especializado do trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11T22:32:29Z
2018-10-08
2018-10-11T22:32:29Z
2018-10-08
2018-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31369
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835093333442560