Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Amanda Mayra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azevedo, Juliana de Freitas, Martins, Ronei Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448
Resumo: This paper presents discourse analysis of critical-reflective character on the use of information and communication technologies (TIC) in the Brazilian educational system. It also identifies challenges and describes the typical profile of this in the research literature teacher. Review of literature on the subject since it allows observation of conceptual aspects, content and relevance of the production as well as the standards of construction and scientific methodologies applied in the research was conducted. The text first presents a historical overview of how TICs have been introduced in education in Brazil, describes a comparative basis and in view of the different authors and constructionist instructional aspects of TIC use, discusses the integration of technologies in TPaCK model, the importance teacher training and culminates with the presentation of the paths that have been taken to this discussion in the literature, a useful form for those who want to approach the trends on TIC the present educational scenario.
id UFLA_604fbd49df4490dec7edd07d3b56f9af
oai_identifier_str oai:localhost:1/11448
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiroEducação mediada por tecnologiaFormação de professoresConstrucionismoInstrucionismoTPaCKTechnology-mediated educationTeacher TrainingConstructionismInstructionismThis paper presents discourse analysis of critical-reflective character on the use of information and communication technologies (TIC) in the Brazilian educational system. It also identifies challenges and describes the typical profile of this in the research literature teacher. Review of literature on the subject since it allows observation of conceptual aspects, content and relevance of the production as well as the standards of construction and scientific methodologies applied in the research was conducted. The text first presents a historical overview of how TICs have been introduced in education in Brazil, describes a comparative basis and in view of the different authors and constructionist instructional aspects of TIC use, discusses the integration of technologies in TPaCK model, the importance teacher training and culminates with the presentation of the paths that have been taken to this discussion in the literature, a useful form for those who want to approach the trends on TIC the present educational scenario.Este trabalho apresenta análise discursiva de caráter crítico-reflexivo acerca da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional brasileiro. Também identifica desafios e descreve o perfil típico do professor presente na literatura pesquisada. Foi realizada revisão de bibliografia sobre o tema visto que ela permite observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como os padrões da construção científica e as metodologias aplicadas nas pesquisas. O texto apresenta inicialmente uma visão histórica de como as TICs foram introduzidas na educação, no Brasil; descreve de forma comparativa e na visão de diferentes autores as vertentes instrucionista e construcionista de uso das TIC, aborda a integração das tecnologias no modelo TPaCK, a importância da formação de professores e culmina com a apresentação dos caminhos que têm sido dados a essa discussão na literatura, uma forma útil a quem deseja aproximar-se das tendências sobre as TIC no cenário educacional atual.Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)2016-07-25T18:25:12Z2016-07-25T18:25:12Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. de F.; MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@ - Revista Digital da CVA, Porto Alegre, v. 8, n. 30, dez. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448Colabor@ - Revista Digital da CVAreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLACardoso, Amanda MayraAzevedo, Juliana de FreitasMartins, Ronei Ximenesinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-08T13:09:42Zoai:localhost:1/11448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:09:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
title Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
spellingShingle Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
Cardoso, Amanda Mayra
Educação mediada por tecnologia
Formação de professores
Construcionismo
Instrucionismo
TPaCK
Technology-mediated education
Teacher Training
Constructionism
Instructionism
title_short Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
title_full Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
title_fullStr Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
title_full_unstemmed Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
title_sort Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
author Cardoso, Amanda Mayra
author_facet Cardoso, Amanda Mayra
Azevedo, Juliana de Freitas
Martins, Ronei Ximenes
author_role author
author2 Azevedo, Juliana de Freitas
Martins, Ronei Ximenes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Amanda Mayra
Azevedo, Juliana de Freitas
Martins, Ronei Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação mediada por tecnologia
Formação de professores
Construcionismo
Instrucionismo
TPaCK
Technology-mediated education
Teacher Training
Constructionism
Instructionism
topic Educação mediada por tecnologia
Formação de professores
Construcionismo
Instrucionismo
TPaCK
Technology-mediated education
Teacher Training
Constructionism
Instructionism
description This paper presents discourse analysis of critical-reflective character on the use of information and communication technologies (TIC) in the Brazilian educational system. It also identifies challenges and describes the typical profile of this in the research literature teacher. Review of literature on the subject since it allows observation of conceptual aspects, content and relevance of the production as well as the standards of construction and scientific methodologies applied in the research was conducted. The text first presents a historical overview of how TICs have been introduced in education in Brazil, describes a comparative basis and in view of the different authors and constructionist instructional aspects of TIC use, discusses the integration of technologies in TPaCK model, the importance teacher training and culminates with the presentation of the paths that have been taken to this discussion in the literature, a useful form for those who want to approach the trends on TIC the present educational scenario.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2016-07-25T18:25:12Z
2016-07-25T18:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. de F.; MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@ - Revista Digital da CVA, Porto Alegre, v. 8, n. 30, dez. 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448
identifier_str_mv CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. de F.; MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@ - Revista Digital da CVA, Porto Alegre, v. 8, n. 30, dez. 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)
publisher.none.fl_str_mv Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)
dc.source.none.fl_str_mv Colabor@ - Revista Digital da CVA
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835221695922176