Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Aguiar Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44292
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201421137
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, demonstrar que determinadas condutas e intervenções advindas de profissionais durante a gestação, parto e nascimento nem sempre são intrínsecos a esses momentos, gerando, por vezes, danos injustificados. Assim, pontua-se o que representa violência obstétrica em atuação de profissionais liberais e a forma com que esses são responsabilizados civilmente quando causam danos em face de gestantesparturientespuérperas em território nacional. Constitui também objetivos do trabalho, pontuar o que vem a ser a busca pela humanização da assistência ao parto, destacando a necessidade de uma rede de diálogo entre médico-paciente e o que representa o princípio da autonomia nesse contexto. Para tal, a pesquisa valeu-se de revisão bibliográfica e análise de legislações e jurisprudências pátrias, de forma a elucidar como tem sido atribuída a compensação ou reparação dos danos à vítima e como essa deve atuar, haja vista inexistir no Brasil legislação específica sobre esse tipo de violência. Avalia-se que o estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento teórico e legal, vez que trata de tema atual e de imprescindível difusão. Com isso, espera-se que a pesquisa possa expandir o entendimento legal de discentes e sociedade como um todo, no que tange aos direitos da mulher que sofra danos injustos durante o processo de gestação, parto e nascimento.
id UFLA_7144eee448f3d12c85c264a61edcec65
oai_identifier_str oai:localhost:1/44292
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade CivilViolência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade CivilNAO_INFORMADOPretendeu-se, neste trabalho, demonstrar que determinadas condutas e intervenções advindas de profissionais durante a gestação, parto e nascimento nem sempre são intrínsecos a esses momentos, gerando, por vezes, danos injustificados. Assim, pontua-se o que representa violência obstétrica em atuação de profissionais liberais e a forma com que esses são responsabilizados civilmente quando causam danos em face de gestantesparturientespuérperas em território nacional. Constitui também objetivos do trabalho, pontuar o que vem a ser a busca pela humanização da assistência ao parto, destacando a necessidade de uma rede de diálogo entre médico-paciente e o que representa o princípio da autonomia nesse contexto. Para tal, a pesquisa valeu-se de revisão bibliográfica e análise de legislações e jurisprudências pátrias, de forma a elucidar como tem sido atribuída a compensação ou reparação dos danos à vítima e como essa deve atuar, haja vista inexistir no Brasil legislação específica sobre esse tipo de violência. Avalia-se que o estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento teórico e legal, vez que trata de tema atual e de imprescindível difusão. Com isso, espera-se que a pesquisa possa expandir o entendimento legal de discentes e sociedade como um todo, no que tange aos direitos da mulher que sofra danos injustos durante o processo de gestação, parto e nascimento.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilLuciana Fernandes BerliniNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLuciana Fernandes BerliniNAO_INFORMADOIsabela Neves SilveiraNAO_INFORMADOLívia Lopes de Souza PereiraNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOFernanda Aguiar Vieira2020-11-03T18:44:56Z2020-11-03T18:44:56Z2019-12-052019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVieira, F. A. Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44292http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201421137PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brFernanda Aguiar Vieira e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:44:56Zoai:localhost:1/44292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:44:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
NAO_INFORMADO
title Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
spellingShingle Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
Fernanda Aguiar Vieira
title_short Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
title_full Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
title_fullStr Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
title_full_unstemmed Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
title_sort Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil
author Fernanda Aguiar Vieira
author_facet Fernanda Aguiar Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luciana Fernandes Berlini
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Luciana Fernandes Berlini
NAO_INFORMADO
Isabela Neves Silveira
NAO_INFORMADO
Lívia Lopes de Souza Pereira
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Aguiar Vieira
description Pretendeu-se, neste trabalho, demonstrar que determinadas condutas e intervenções advindas de profissionais durante a gestação, parto e nascimento nem sempre são intrínsecos a esses momentos, gerando, por vezes, danos injustificados. Assim, pontua-se o que representa violência obstétrica em atuação de profissionais liberais e a forma com que esses são responsabilizados civilmente quando causam danos em face de gestantesparturientespuérperas em território nacional. Constitui também objetivos do trabalho, pontuar o que vem a ser a busca pela humanização da assistência ao parto, destacando a necessidade de uma rede de diálogo entre médico-paciente e o que representa o princípio da autonomia nesse contexto. Para tal, a pesquisa valeu-se de revisão bibliográfica e análise de legislações e jurisprudências pátrias, de forma a elucidar como tem sido atribuída a compensação ou reparação dos danos à vítima e como essa deve atuar, haja vista inexistir no Brasil legislação específica sobre esse tipo de violência. Avalia-se que o estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento teórico e legal, vez que trata de tema atual e de imprescindível difusão. Com isso, espera-se que a pesquisa possa expandir o entendimento legal de discentes e sociedade como um todo, no que tange aos direitos da mulher que sofra danos injustos durante o processo de gestação, parto e nascimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2019-12-05
2020-11-03T18:44:56Z
2020-11-03T18:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vieira, F. A. Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44292
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201421137
identifier_str_mv Vieira, F. A. Violência Obstétrica Estudo de Danos à Luz da Responsabilidade Civil. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44292
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20192_201421137
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Fernanda Aguiar Vieira e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Fernanda Aguiar Vieira e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439144420114432