A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Casagrande, Thais Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235
Resumo: Este estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias.
id UFLA_95ea3c1b9101e8dfc2dadb489e00dd61
oai_identifier_str oai:localhost:1/49235
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher priceThe multimodality of digital narrative: a study of the application of storytelling fisher priceLeitura digital infantilNarrativas digitaisMultimodalidadeChildren's digital readingDigital narrativesMultimodalityEste estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias.2022-02-09T20:43:41Z2022-02-09T20:43:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235Cadernos de Educação Básicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Ilsa do Carmo VieiraCasagrande, Thais Castropor2023-05-08T13:11:19Zoai:localhost:1/49235Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
The multimodality of digital narrative: a study of the application of storytelling fisher price
title A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
spellingShingle A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Leitura digital infantil
Narrativas digitais
Multimodalidade
Children's digital reading
Digital narratives
Multimodality
title_short A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
title_full A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
title_fullStr A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
title_full_unstemmed A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
title_sort A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
author Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_facet Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Casagrande, Thais Castro
author_role author
author2 Casagrande, Thais Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Casagrande, Thais Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura digital infantil
Narrativas digitais
Multimodalidade
Children's digital reading
Digital narratives
Multimodality
topic Leitura digital infantil
Narrativas digitais
Multimodalidade
Children's digital reading
Digital narratives
Multimodality
description Este estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-09T20:43:41Z
2022-02-09T20:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235
identifier_str_mv GOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835141098176512