A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235 |
Resumo: | Este estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias. |
id |
UFLA_95ea3c1b9101e8dfc2dadb489e00dd61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/49235 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher priceThe multimodality of digital narrative: a study of the application of storytelling fisher priceLeitura digital infantilNarrativas digitaisMultimodalidadeChildren's digital readingDigital narrativesMultimodalityEste estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias.2022-02-09T20:43:41Z2022-02-09T20:43:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235Cadernos de Educação Básicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Ilsa do Carmo VieiraCasagrande, Thais Castropor2023-05-08T13:11:19Zoai:localhost:1/49235Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price The multimodality of digital narrative: a study of the application of storytelling fisher price |
title |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
spellingShingle |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Leitura digital infantil Narrativas digitais Multimodalidade Children's digital reading Digital narratives Multimodality |
title_short |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
title_full |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
title_fullStr |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
title_sort |
A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price |
author |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
author_facet |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Casagrande, Thais Castro |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande, Thais Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Casagrande, Thais Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura digital infantil Narrativas digitais Multimodalidade Children's digital reading Digital narratives Multimodality |
topic |
Leitura digital infantil Narrativas digitais Multimodalidade Children's digital reading Digital narratives Multimodality |
description |
Este estudo se apoia em discussões a respeito da prática leitora em ambientes digitais e da multimodalidade em aplicativos digitais. Compreende-se que as tecnologias se fazem presente no cotidiano, o que vem exigindo uma interação social por meio da leitura e escrita de textos. Frente ao avanço das tecnologias digitais, especificamente os dispositivos móveis que garantem uma maior interação, participação e contato entre leitor e textos de natureza multimodal, os dispositivos digitais ampliaram as possibilidades narrativas e, por isso, no ato de contar histórias há a presença de alguns elementos estruturais com recursos tecnológicos para erguer a experiência sensível do leitor. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo compreender como a multimodalidade presente nas narrativas digitais para crianças, especificamente no aplicativo Fisher Prise. A pesquisa trouxe como embasamento teórico as discussões de Lévy (1999) sobre o texto no ambiente digital; de Chartier (1999) sobre as mudanças da prática leitora; de Rojo (2012; 2013) sobre os conceitos de multimodalidade e Kleiman (2014) sobre a linguagem contemporânea, heterogênea e não-linear. O estudo demonstra que com a presença dos recursos audiovisuais, a história narrada e musicalizada é indicada para leitores que ainda não dominam as habilidades do código e signos linguísticos, dando a opção da voz de um narrador e da narrativa cantada. As narrativas digitais possuem recursos variados da multimodalidade e disseminadas por meio dos aplicativos digitais de contação de histórias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-09T20:43:41Z 2022-02-09T20:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235 |
identifier_str_mv |
GOULART, I. do C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias fisher price. Cadernos de Educação Básica, [S.l.], v. 6, n. 3, 2021. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835141098176512 |