A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrícia Nádia Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4793
Resumo: Relatório técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, área de concentração Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_962e94febd6ffc66fa7a7d8ce804d22e
oai_identifier_str oai:localhost:1/4793
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamentalThe educational robotics as a means for learning math in elementary schoolTecnologia educacionalJogoAtividade lúdicaLego MindstornsEducational technologyGamePlayful learningCNPQ_NÃO_INFORMADORelatório técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, área de concentração Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.Formação de ProfessoresSome curriculum content are specifically related to the robotics use as a teaching practice, and among them stands out the math. Considering the possibilities of educational technology as a mediator of school learning, this report presents research on the development and application of robotics in teaching math in elementary school. The focus of observation was the practice that students have experienced and their experiences with educational robotics activities replete with mathematical content not spelled out directly. The research characterizes the activity as a case study with a qualitative approach and obtaining data was by participant observation in a public school for basic education of a city in southern Minas Gerais. Eight students from elementary school II, 3 boys and 5 girls aged among 12 and 14 years old participated. It was found that the problems resolution involving actions of robots, led by students, attracted the attention and curiosity of the group and during the resolution of the proposed challenges, they show more interest in the study and application of mathematical content. It was also observed that, depending on how the activities involving robotics kits are structured, can be treated conceptually as games that incorporate playful learning of school subjects.Alguns conteúdos curriculares estão especialmente relacionados com a utilização da robótica como prática de ensino e, entre eles, destaca-se a matemática. Considerando as possibilidades dessa tecnologia educacional como mediadora da aprendizagem escolar, apresenta-se neste relatório a investigação sobre o desenvolvimento e aplicação da robótica no ensino da matemática no ensino fundamental. O foco de observação foi a prática que os alunos vivenciaram e suas experiências com atividades de robótica educacional repletas de conteúdos matemáticos não explicitados de forma direta. A pesquisa se caracteriza como uma atividade de estudo de caso de abordagem qualitativa, e a obtenção de dados se deu por observação participante em uma escola pública de educação básica de uma cidade do sul de Minas Gerais. Participaram oito estudantes do ensino fundamental II, 3 homens e 5 mulheres com idades variando entre 12 e 14 anos. Verificou-se que a resolução de problemas que envolveram ações dos robôs, comandados pelos alunos, despertou a atenção e a curiosidade do grupo e que durante a resolução dos desafios propostos, eles demonstram maior interesse no estudo e aplicação de conteúdos matemáticos. Observou-se também que, dependendo da forma como as atividades envolvendo os kits de robótica são estruturadas, podem ser tratadas conceitualmente como jogos que incorporam o lúdico à aprendizagem de conteúdos escolares.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Departamento de EducaçãoUFLABRASILMartins, Ronei XimenesGrando, Regina CéliaMendes, Rosana MariaRamos, Rosana VieiraGomes, Patrícia Nádia Nascimento2014-12-08T11:56:48Z2014-12-08T11:56:48Z2014-12-082014-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, P. N. N. A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2014. 95 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4793info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:14:05Zoai:localhost:1/4793Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:14:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
The educational robotics as a means for learning math in elementary school
title A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
spellingShingle A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
Gomes, Patrícia Nádia Nascimento
Tecnologia educacional
Jogo
Atividade lúdica
Lego Mindstorns
Educational technology
Game
Playful learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
title_full A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
title_fullStr A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
title_sort A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
author Gomes, Patrícia Nádia Nascimento
author_facet Gomes, Patrícia Nádia Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Grando, Regina Célia
Mendes, Rosana Maria
Ramos, Rosana Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Patrícia Nádia Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Jogo
Atividade lúdica
Lego Mindstorns
Educational technology
Game
Playful learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Tecnologia educacional
Jogo
Atividade lúdica
Lego Mindstorns
Educational technology
Game
Playful learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Relatório técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, área de concentração Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08T11:56:48Z
2014-12-08T11:56:48Z
2014-12-08
2014-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, P. N. N. A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2014. 95 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4793
identifier_str_mv GOMES, P. N. N. A robótica educacional como meio para a aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2014. 95 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835169073135616