Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469 |
Resumo: | Based on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved. |
id |
UFLA_a0494d6ad5d652ba41b8f557da606099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/41469 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica Teaching physics and group activities: a case study in mechanicsInteraçãoEnsino de FísicaMecânicaInteractionPhysics teachingMechanicsFísicaBased on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)A partir de uma sequência didática abordando temas de mecânica, composta por 11 aulas desenvolvidas no horário regular e mais 2 aulas desenvolvidas no contraturno escolar, o presente trabalho buscou desenvolver um maior interesse dos alunos para o estudo da disciplina de Fí- sica. Para isso foram utilizadas atividades experimentais investigativas desenvolvidas com os estudantes em grupo, buscando-se o desenvolvimento atitudinal dos alunos, que foram instigados a elaborarem os conceitos físicos presentes em situações cotidianas. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, com 10 alunos, em uma escola privada. Foi possível observar, após o término do desenvolvimento da sequência, uma melhora do comportamento dos alunos para lidar com a disciplina, mostrando-se mais questionadores e buscando relacionar os conteúdos estudados com situações vivenciadas por eles. No entanto, alguns alunos não desenvolveram interesse pela disciplina.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasCharret, Iraziet da CunhaCaporale, Sílvia Maria MedeirosMagalhães, Cristiana Schmidt deOliveira, Maico Stoichicov Borges2020-06-18T03:10:45Z2020-06-18T03:10:45Z2020-06-162019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:57Zoai:localhost:1/41469Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica Teaching physics and group activities: a case study in mechanics |
title |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
spellingShingle |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica Oliveira, Maico Stoichicov Borges Interação Ensino de Física Mecânica Interaction Physics teaching Mechanics Física |
title_short |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
title_full |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
title_fullStr |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
title_full_unstemmed |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
title_sort |
Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica |
author |
Oliveira, Maico Stoichicov Borges |
author_facet |
Oliveira, Maico Stoichicov Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Charret, Iraziet da Cunha Caporale, Sílvia Maria Medeiros Magalhães, Cristiana Schmidt de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maico Stoichicov Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Ensino de Física Mecânica Interaction Physics teaching Mechanics Física |
topic |
Interação Ensino de Física Mecânica Interaction Physics teaching Mechanics Física |
description |
Based on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-06-18T03:10:45Z 2020-06-18T03:10:45Z 2020-06-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439301708611584 |