Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maico Stoichicov Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469
Resumo: Based on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved.
id UFLA_a0494d6ad5d652ba41b8f557da606099
oai_identifier_str oai:localhost:1/41469
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  Teaching physics and group activities: a case study in mechanicsInteraçãoEnsino de FísicaMecânicaInteractionPhysics teachingMechanicsFísicaBased on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)A partir de uma sequência didática abordando temas de mecânica, composta por 11 aulas desenvolvidas no horário regular e mais 2 aulas desenvolvidas no contraturno escolar, o presente trabalho buscou desenvolver um maior interesse dos alunos para o estudo da disciplina de Fí- sica. Para isso foram utilizadas atividades experimentais investigativas desenvolvidas com os estudantes em grupo, buscando-se o desenvolvimento atitudinal dos alunos, que foram instigados a elaborarem os conceitos físicos presentes em situações cotidianas. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, com 10 alunos, em uma escola privada. Foi possível observar, após o término do desenvolvimento da sequência, uma melhora do comportamento dos alunos para lidar com a disciplina, mostrando-se mais questionadores e buscando relacionar os conteúdos estudados com situações vivenciadas por eles. No entanto, alguns alunos não desenvolveram interesse pela disciplina.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasCharret, Iraziet da CunhaCaporale, Sílvia Maria MedeirosMagalhães, Cristiana Schmidt deOliveira, Maico Stoichicov Borges2020-06-18T03:10:45Z2020-06-18T03:10:45Z2020-06-162019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:57Zoai:localhost:1/41469Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
Teaching physics and group activities: a case study in mechanics
title Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
spellingShingle Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
Oliveira, Maico Stoichicov Borges
Interação
Ensino de Física
Mecânica
Interaction
Physics teaching
Mechanics
Física
title_short Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
title_full Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
title_fullStr Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
title_full_unstemmed Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
title_sort Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica  
author Oliveira, Maico Stoichicov Borges
author_facet Oliveira, Maico Stoichicov Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Charret, Iraziet da Cunha
Caporale, Sílvia Maria Medeiros
Magalhães, Cristiana Schmidt de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maico Stoichicov Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Ensino de Física
Mecânica
Interaction
Physics teaching
Mechanics
Física
topic Interação
Ensino de Física
Mecânica
Interaction
Physics teaching
Mechanics
Física
description Based on a didactic sequence, covering mechanics, consisting of 11 classes in a regular classroom and 2 classes in an extra period, the present work seeks to obtain greater interest from students for a physics discipline. With investigative and group experimental activities, a greater attitudinal development of the students towards the formulation of physical concepts is sought, and with it, to develop a more meaningful learning.The sequence was developed in a class of 1st year of High School, with 10 students from a private school. After the end of the work, a good improvement was observed in the students’ behavior towards the discipline, where they were more questioning and always sought to relate the studied contents. It is also worth noting that some students remained disinterested and hardly improved.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-06-18T03:10:45Z
2020-06-18T03:10:45Z
2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. S. B. Ensino de física e atividades em grupo: um estudo de caso em mecânica. 2019. 38 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439301708611584