A responsabilidade civil do estado por furtos em veículos Automotores estacionados na zona azul.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37197 |
Resumo: | O objetivo principal do presente trabalho é posicionar sobre a responsabilidade ou não do Estado por danos em veículos automotores estacionados na Zona Azul, partindo-se do pressuposto de que o Estado é sujeito de direitos e deveres. Visto que o tema é bastante atual e controverso, pois ainda não há um consenso em torno do assunto, o trabalho visa oportunizar essa discussão. Portanto, utiliza o estudo de legislações, doutrinas e jurisprudências sobre a matéria. Com o intuito de atingir ao objetivo proposto, inicialmente trata-se sobre o conceito do surgimento do Estado e suas evoluções; na sequência elucida-se acerca da responsabilidade civil, seu histórico, definições e pressupostos, para então adentrar na questão da Zona Azul e a possível responsabilidade do Estado. Executou-se, por fim, a apresentação de decisões judiciais sobre o assunto para conclusão do tema abordado. Avalia-se que o estudo permitiu a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, viabilizando a análise acerca do objetivo dos estacionamentos rotativos e a responsabilidade do Estado nesse sentido. Espera-se que o trabalho possa prover subsídios à proposição de novos estudos, com o enfoque no esclarecimento da obrigação legal que é imposta ao Estado em relação a terceiros. |
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A responsabilidade civil do estado por furtos em veículos Automotores estacionados na zona azul.The civil liability of the state for furtos in automotive Vehicles parked in the blue zone.Responsabilidade do Estado. Responsabilidade Civil. Zona azul.State responsibility. Civil responsability. Blue zone.O objetivo principal do presente trabalho é posicionar sobre a responsabilidade ou não do Estado por danos em veículos automotores estacionados na Zona Azul, partindo-se do pressuposto de que o Estado é sujeito de direitos e deveres. Visto que o tema é bastante atual e controverso, pois ainda não há um consenso em torno do assunto, o trabalho visa oportunizar essa discussão. Portanto, utiliza o estudo de legislações, doutrinas e jurisprudências sobre a matéria. Com o intuito de atingir ao objetivo proposto, inicialmente trata-se sobre o conceito do surgimento do Estado e suas evoluções; na sequência elucida-se acerca da responsabilidade civil, seu histórico, definições e pressupostos, para então adentrar na questão da Zona Azul e a possível responsabilidade do Estado. Executou-se, por fim, a apresentação de decisões judiciais sobre o assunto para conclusão do tema abordado. Avalia-se que o estudo permitiu a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, viabilizando a análise acerca do objetivo dos estacionamentos rotativos e a responsabilidade do Estado nesse sentido. Espera-se que o trabalho possa prover subsídios à proposição de novos estudos, com o enfoque no esclarecimento da obrigação legal que é imposta ao Estado em relação a terceiros.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaNeves, Isabela DiasNeves, Isabela DiasTeixeira, Joyce Aparecida2019-10-14T12:29:32Z2019-10-14T12:29:32Z2019-10-142017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-10-14T12:29:32Zoai:localhost:1/37197Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-14T12:29:32Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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