ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126 |
Resumo: | Este artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores. |
id |
UFLA_d5f43b54f2cb7216531adbec9435fede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/43611 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONALESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONALNAO_INFORMADOEste artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilFrancine de Paulo Martins LimaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOFrancine de Paulo Martins LimaNAO_INFORMADOHelena Maria FerreiraNAO_INFORMADOFernanda Barbosa FerrariNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAgnes Marques dos Santos2020-11-03T18:23:04Z2020-11-03T18:23:04Z2019-07-032019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brAgnes Marques dos Santos e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:23:04Zoai:localhost:1/43611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:23:04Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NAO_INFORMADO |
title |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
spellingShingle |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL Agnes Marques dos Santos |
title_short |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_full |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_fullStr |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_sort |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
author |
Agnes Marques dos Santos |
author_facet |
Agnes Marques dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Francine de Paulo Martins Lima NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Francine de Paulo Martins Lima NAO_INFORMADO Helena Maria Ferreira NAO_INFORMADO Fernanda Barbosa Ferrari NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agnes Marques dos Santos |
description |
Este artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2019-06-25 2020-11-03T18:23:04Z 2020-11-03T18:23:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126 |
identifier_str_mv |
Santos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Agnes Marques dos Santos e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Agnes Marques dos Santos e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439017245671424 |