ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agnes Marques dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126
Resumo: Este artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores.
id UFLA_d5f43b54f2cb7216531adbec9435fede
oai_identifier_str oai:localhost:1/43611
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONALESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONALNAO_INFORMADOEste artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores.NAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilFrancine de Paulo Martins LimaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOFrancine de Paulo Martins LimaNAO_INFORMADOHelena Maria FerreiraNAO_INFORMADOFernanda Barbosa FerrariNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAgnes Marques dos Santos2020-11-03T18:23:04Z2020-11-03T18:23:04Z2019-07-032019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brAgnes Marques dos Santos e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T18:23:04Zoai:localhost:1/43611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T18:23:04Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
NAO_INFORMADO
title ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
spellingShingle ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Agnes Marques dos Santos
title_short ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_full ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_fullStr ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_full_unstemmed ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_sort ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
author Agnes Marques dos Santos
author_facet Agnes Marques dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francine de Paulo Martins Lima
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Francine de Paulo Martins Lima
NAO_INFORMADO
Helena Maria Ferreira
NAO_INFORMADO
Fernanda Barbosa Ferrari
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Agnes Marques dos Santos
description Este artigo discute as questões que cercam o estágio curricular supervisionado na formação docente. Tem como objetivo investigar as contribuições do estágio para a formação docente e para a constituição da identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, considerando pesquisas correlatas ao tema existentes na plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, além de legislação e diretrizes vigentes para o estágio. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Almeida e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2017) Gatti (2010), Mizukami (2002), André (2016) e Zabalza (2014). Os resultados apresentam que há muitos processos de estágios pautados em perspectivas tradicionais, em que teoria e prática apresentam-se de forma dissociadas. Aponta para a necessária revisão dos modos que se desenvolvem o estágio a fim de estabelecer conhecimento teórico-prático para o exercício da docência. Destacam-se iniciativas que corroboram com a perspectiva de aproximação entre a formação e o campo profissional por meio do estágio, contribuindo com a constituição da identidade profissional de futuros pedagogos, reafirmando o estágio como elemento fundamental na formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019-06-25
2020-11-03T18:23:04Z
2020-11-03T18:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126
identifier_str_mv Santos, A. M. d. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43611
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511126
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Agnes Marques dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Agnes Marques dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439017245671424