REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Ferreira dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Váldina Gonçalves da, Pereira, Diego Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200
Resumo: Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos.
id UFS-3_8c6467ccda38c4223cfe313ac7c7e788
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7200
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTEEste artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/720010.20952/revtee.v11i27.7200Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Patrícia Ferreira dosCosta, Váldina Gonçalves daPereira, Diego Carlos2022-02-09T23:21:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7200Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:21:47Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
spellingShingle REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Santos, Patrícia Ferreira dos
title_short REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_full REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_fullStr REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_full_unstemmed REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
title_sort REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
author Santos, Patrícia Ferreira dos
author_facet Santos, Patrícia Ferreira dos
Costa, Váldina Gonçalves da
Pereira, Diego Carlos
author_role author
author2 Costa, Váldina Gonçalves da
Pereira, Diego Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Ferreira dos
Costa, Váldina Gonçalves da
Pereira, Diego Carlos
description Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200
10.20952/revtee.v11i27.7200
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i27.7200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181810810880