Reformas en la educación en Brasil: el piso escolar en arenas movedizas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Raimundo Clecionaldo Vasconcelos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Colares, Anselmo Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20025
Resumo: A etapa de escolarização denominada Ensino Médio já passou por diversas reformas e há uma em curso no atual contexto da educação brasileira. Este artigo tem como objetivo compreender as reformas ocorridas no ensino Médio no Brasil e o chão da escola em areia movediça. A metodologia foi do tipo bibliográfica e documental. Os resultados revelam que as contradições ocorridas nas reformas do Ensino Médio no Brasil integram o regime da acumulação flexível, cuja finalidade é a formação de trabalhadores com subjetividades flexíveis e que, por meio de uma base de educação geral complementada por itinerários formativos, por áreas do conhecimento, incluindo a formação técnica e profissional, recebem uma formação simplificada, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Essas reformas são efetivadas a partir dos interesses de órgãos internacionais. Por isso, a diminuição de investimentos em educação e em pesquisa, provocando a flexibilização e a precarização da classe trabalhadora. Negar a ciência, negar para a classe o direto a educação, significa um retrocesso e a transformação da escola em instrumento de alienação e em local onde se forma através do treino e não de uma formação que valoriza o pensar crítico. É necessário que as reformas ocorridas no ensino Médio sejam efetivadas a partir da classe trabalhadora.
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Os resultados revelam que as contradições ocorridas nas reformas do Ensino Médio no Brasil integram o regime da acumulação flexível, cuja finalidade é a formação de trabalhadores com subjetividades flexíveis e que, por meio de uma base de educação geral complementada por itinerários formativos, por áreas do conhecimento, incluindo a formação técnica e profissional, recebem uma formação simplificada, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Essas reformas são efetivadas a partir dos interesses de órgãos internacionais. Por isso, a diminuição de investimentos em educação e em pesquisa, provocando a flexibilização e a precarização da classe trabalhadora. Negar a ciência, negar para a classe o direto a educação, significa um retrocesso e a transformação da escola em instrumento de alienação e em local onde se forma através do treino e não de uma formação que valoriza o pensar crítico. É necessário que as reformas ocorridas no ensino Médio sejam efetivadas a partir da classe trabalhadora.The schooling stage called Secondary Education has already undergone several reforms and there is one in progress in the current context of Brazilian education. This article aims to understand the reforms that took place in high school in Brazil and the school floor in quicksand. The methodology was of the bibliographical and documental type. The results reveal that the contradictions that occurred in the reforms of Secondary Education in Brazil are part of the regime of flexible accumulation, whose purpose is the formation of workers with flexible subjectivities and that, through a base of a general education, complemented by formative itineraries, by areas of knowledge, including technical and professional training, receive simplified training, as recommended by the National Common Curriculum Base. These reforms are carried out based on the interests of international bodies. Therefore, the reduction of investments in education and in research, causing the flexibilization and precariousness of the working class. Denying science, denying the right to education to the class, means a setback and the transformation of the school into an instrument of alienation and a place where one forms through training and not through training that values ​​critical thinking. It is necessary that the reforms that took place in secondary education be carried out from the working class.La etapa de escolarización denominada Educación Secundaria ya pasó por varias reformas y hay una en curso en el contexto actual de la educación brasileña. Este artículo tiene como objetivo comprender las reformas que tuvieron lugar en la escuela secundaria en Brasil y la escuela piso en arenas movedizas. La metodología fue de tipo bibliográfico y documental. Los resultados revelan que las contradicciones ocurridas en las reformas de la Enseñanza Media en Brasil forman parte del régimen de acumulación flexible que tiene como finalidad la formación de trabajadores con subjetividades flexibles y que, a través de una base de educación general, complementada con itinerarios formativos, por las áreas de conocimiento, incluyendo la formación técnica y profesional, reciben una formación simplificada, según lo recomendado por la Base Nacional del Currículo Común. Estas reformas se llevan a cabo en función de los intereses de los organismos internacionales. Por lo tanto, la reducción de las inversiones en educación e en investigación, provocando la flexibilización y precariedad de la clase trabajadora. Negar la ciencia, negar el derecho a la educación a la clase, significa un retroceso y la transformación de la escuela en un instrumento de alienación y un lugar donde se forma una formación y no una formación que valore el pensamiento crítico. Es necesario que las reformas que se dieron en la educación secundaria se hagan desde la clase obrera.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2002510.18764/2358-4319v16n1.2023.5Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 124-1532358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20025/11731Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Raimundo Clecionaldo VasconcelosColares, Anselmo Alencar2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20025Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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