Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar. |
id |
UFMA-3_212d7ebfd81fee4c4a86cc24e9b1087a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15692 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MGGrupo escolarHistória da EducaçãoMobiliário escolarEsta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1569210.18764/2358-4319.v13n3p277-299Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.277-2992358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692/8273Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jardel CostaMoreira, Jefferson da Costa2020-12-22T16:56:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15692Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:56:39Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
title |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
spellingShingle |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG Pereira, Jardel Costa Grupo escolar História da Educação Mobiliário escolar |
title_short |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
title_full |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
title_fullStr |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
title_full_unstemmed |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
title_sort |
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG |
author |
Pereira, Jardel Costa |
author_facet |
Pereira, Jardel Costa Moreira, Jefferson da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Jefferson da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jardel Costa Moreira, Jefferson da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo escolar História da Educação Mobiliário escolar |
topic |
Grupo escolar História da Educação Mobiliário escolar |
description |
Esta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692 10.18764/2358-4319.v13n3p277-299 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n3p277-299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692/8273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.277-299 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321617334272 |