Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jardel Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Jefferson da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar.
id UFMA-3_212d7ebfd81fee4c4a86cc24e9b1087a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15692
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MGGrupo escolarHistória da EducaçãoMobiliário escolarEsta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar.Universidade Federal do Maranhão2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1569210.18764/2358-4319.v13n3p277-299Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.277-2992358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692/8273Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jardel CostaMoreira, Jefferson da Costa2020-12-22T16:56:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15692Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-22T16:56:39Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
title Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
spellingShingle Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
Pereira, Jardel Costa
Grupo escolar
História da Educação
Mobiliário escolar
title_short Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
title_full Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
title_fullStr Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
title_full_unstemmed Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
title_sort Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
author Pereira, Jardel Costa
author_facet Pereira, Jardel Costa
Moreira, Jefferson da Costa
author_role author
author2 Moreira, Jefferson da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jardel Costa
Moreira, Jefferson da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo escolar
História da Educação
Mobiliário escolar
topic Grupo escolar
História da Educação
Mobiliário escolar
description Esta pesquisa se propõe a investigar e a compreender a implementação dos mobiliários escolares na instalação do Grupo Escolar de Lavras, cidade localizada na Região Sul do Estado de Minas Gerais, a partir da reforma da educação pública primária iniciada no governo João Pinheiro no ano de 1906. Neste estudo, será utilizada a metodologia bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões apresentadas, considerando como principais referenciais Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) e Costa (1907; 1908; 1913). A partir disso, ao percorrer esse itinerário educacional, observou-se que os resultados apontaram que esse grupo escolar acompanhou a ordenação de uma nova cultura escolar, rica e complexa, com os elementos que a compõem como um fenômeno que educa, seja por meio dos tempos, dos espaços, dos sujeitos e dos conhecimentos escolarizados.Palavras-chave: Grupo escolar. História da Educação. Mobiliário escolar.A New School Culture: the implementation of spaces and furniture in the School Group of Lavras – MGABSTRACTThis research aims to investigate and understand the implementation of school furniture in the installation of Grupo Escolar de Lavras, a city located in the southern region of the State of Minas Gerais after the reform of primary public education initiated in the João Pinheiro government in 1906. Are benefited in this study, for the substantiate the reflections presented, the bibliographic and documentary methodology, considering the main references such as Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) and Costa (1907; 1908; 1913). From that, as we went through this educational itinerary, the results showed that this school group followed the ordering of new school culture, rich and complex, with the elements that compose it as a phenomenon that educates, whether through time, spaces, subjects and schooled knowledge.Keywords: School group. History of Education. School furniture.Una Nueva Cultura Escolar: la implementación de espacios y muebles en el Grupo Escolar de Lavras – MGRESUMENEsta investigación tiene como objetivo investigar y comprender la implementación del mobiliario escolar en la instalación del Grupo Escolar de Lavras, una ciudad ubicada en la región sur del estado de Minas Gerais después de la reforma de la educación pública primaria iniciada durante el gobierno de João Pinheiro en 1906. Son privilegiados en este estudio, para apoyar las reflexiones presentadas, la metodología bibliográfica y documental, considerando las principales referencias como Faria Filho (2000; 2002), Gatti Júnior (2000) y Costa (1907; 1908; 1913). Con base en eso, a medida que avanzamos en este itinerario educativo, los resultados mostraron que este grupo escolar siguió el orden de una nueva cultura escolar, rica y compleja, con los elementos que la componen como un fenómeno que educa, ya sea a través del tiempo, espacios, asignaturas y conocimiento escolar.Palabras clave: Grupo escolar. Historia de la Educación. Mobiliario escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692
10.18764/2358-4319.v13n3p277-299
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n3p277-299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15692/8273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020; p.277-299
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321617334272