A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
DOI: | 10.18764/2358-4319v16n1.2023.16 |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade. |
id |
UFMA-3_2f833d3a8c3eee35fac5f64eb022f4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19529 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
spelling |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduaçãoThe dichotomy of theory and practice in the relationship of training and the work of the postgraduate student La dicotomía de la teoría y la práctica en la relación de la formación y el trabajo del estudiante graduadoworkformationsocial practicetrabalhoformaçãoprática socialtrabajoformaciónpráctica socialO presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.Este artículo tiene como objetivo comprender cómo se constituye, a juicio de los estudiantes de posgrado, la dicotomía de la teoría y la práctica en la relación entre la formación y el trabajo de los estudiantes de posgrado. Los sujetos de la investigación son estudiantes de posgrado de una maestría profesional de una universidad pública federal. Los alumnos son todos trabajadores y se dedican a la formación a nivel de postgrado, teniendo como finalidad formativa la gestión universitaria. Creemos que la relación entre la educación y otros fenómenos sociales debe ser desvelada históricamente y analizada críticamente, con el apoyo de la teoría. Es decir, la teoría y la práctica están interrelacionadas en la concepción de que toda teoría entra en un vacío social si no se apoya en la práctica, y viceversa. La teoría y la práctica son categorías filosóficas, esenciales en el proceso de formación del trabajador. Es en la mediación de esta relación donde hay posibilidades de transformar la realidad objetiva. Esta investigación se sustenta en el ámbito de una investigación cualitativa, en un estudio de caso, descriptivo. Se trata de una investigación bibliográfica, que forma parte de un proyecto más amplio en la línea de investigación de Políticas Públicas y Sociedad. This article aims to understand how it is constituted, in the view of graduate students, the dichotomy between theory and practice in the relationship of training and work of graduate students. The research subjects are graduate students of a professional master's program at a public federal university. The students are all workers and are dedicated in their training at the graduate level, with university management as their formative end. We believe that the relationship between education and other social phenomena needs to be historically unveiled and critically analyzed, supported by theory. That is, theory and practice are interrelated in the conception that every theory enters into a social vacuum if it is not supported by practice, and vice-versa. Theory and practice are philosophical categories, essential to the worker's training process. It is in the mediation of this relationship that there are possibilities of transforming objective reality. This research is based on a qualitative investigation, in a descriptive case study. It is a bibliographical research, which is part of a larger project in the research line of Public Policies and Society.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1952910.18764/2358-4319v16n1.2023.16Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 392-4132358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529/11742Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Carla Cristina DutraSiqueira, Janes Teresinha FragaGonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19529Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação The dichotomy of theory and practice in the relationship of training and the work of the postgraduate student La dicotomía de la teoría y la práctica en la relación de la formación y el trabajo del estudiante graduado |
title |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
spellingShingle |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação Búrigo, Carla Cristina Dutra work formation social practice trabalho formação prática social trabajo formación práctica social Búrigo, Carla Cristina Dutra work formation social practice trabalho formação prática social trabajo formación práctica social |
title_short |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
title_full |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
title_fullStr |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
title_sort |
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação |
author |
Búrigo, Carla Cristina Dutra |
author_facet |
Búrigo, Carla Cristina Dutra Búrigo, Carla Cristina Dutra Siqueira, Janes Teresinha Fraga Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Siqueira, Janes Teresinha Fraga Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Janes Teresinha Fraga Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Búrigo, Carla Cristina Dutra Siqueira, Janes Teresinha Fraga Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
work formation social practice trabalho formação prática social trabajo formación práctica social |
topic |
work formation social practice trabalho formação prática social trabajo formación práctica social |
description |
O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529 10.18764/2358-4319v16n1.2023.16 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n1.2023.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529/11742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 392-413 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1822183033389711360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n1.2023.16 |