A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Carla Cristina Dutra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Siqueira, Janes Teresinha Fraga, Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.
id UFMA-3_2f833d3a8c3eee35fac5f64eb022f4f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19529
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduaçãoThe dichotomy of theory and practice in the relationship of training and the work of the postgraduate student La dicotomía de la teoría y la práctica en la relación de la formación y el trabajo del estudiante graduadoworkformationsocial practicetrabalhoformaçãoprática socialtrabajoformaciónpráctica socialO presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.Este artículo tiene como objetivo comprender cómo se constituye, a juicio de los estudiantes de posgrado, la dicotomía de la teoría y la práctica en la relación entre la formación y el trabajo de los estudiantes de posgrado. Los sujetos de la investigación son estudiantes de posgrado de una maestría profesional de una universidad pública federal. Los alumnos son todos trabajadores y se dedican a la formación a nivel de postgrado, teniendo como finalidad formativa la gestión universitaria. Creemos que la relación entre la educación y otros fenómenos sociales debe ser desvelada históricamente y analizada críticamente, con el apoyo de la teoría. Es decir, la teoría y la práctica están interrelacionadas en la concepción de que toda teoría entra en un vacío social si no se apoya en la práctica, y viceversa. La teoría y la práctica son categorías filosóficas, esenciales en el proceso de formación del trabajador. Es en la mediación de esta relación donde hay posibilidades de transformar la realidad objetiva. Esta investigación se sustenta en el ámbito de una investigación cualitativa, en un estudio de caso, descriptivo. Se trata de una investigación bibliográfica, que forma parte de un proyecto más amplio en la línea de investigación de Políticas Públicas y Sociedad. This article aims to understand how it is constituted, in the view of graduate students, the dichotomy between theory and practice in the relationship of training and work of graduate students. The research subjects are graduate students of a professional master's program at a public federal university. The students are all workers and are dedicated in their training at the graduate level, with university management as their formative end. We believe that the relationship between education and other social phenomena needs to be historically unveiled and critically analyzed, supported by theory. That is, theory and practice are interrelated in the conception that every theory enters into a social vacuum if it is not supported by practice, and vice-versa. Theory and practice are philosophical categories, essential to the worker's training process. It is in the mediation of this relationship that there are possibilities of transforming objective reality. This research is based on a qualitative investigation, in a descriptive case study. It is a bibliographical research, which is part of a larger project in the research line of Public Policies and Society.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1952910.18764/2358-4319v16n1.2023.16Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 392-4132358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529/11742Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Carla Cristina DutraSiqueira, Janes Teresinha FragaGonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19529Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
The dichotomy of theory and practice in the relationship of training and the work of the postgraduate student
La dicotomía de la teoría y la práctica en la relación de la formación y el trabajo del estudiante graduado
title A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
spellingShingle A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
Búrigo, Carla Cristina Dutra
work
formation
social practice
trabalho
formação
prática social
trabajo
formación
práctica social
title_short A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
title_full A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
title_fullStr A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
title_full_unstemmed A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
title_sort A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
author Búrigo, Carla Cristina Dutra
author_facet Búrigo, Carla Cristina Dutra
Siqueira, Janes Teresinha Fraga
Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo
author_role author
author2 Siqueira, Janes Teresinha Fraga
Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
Siqueira, Janes Teresinha Fraga
Gonçalves, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo
dc.subject.por.fl_str_mv work
formation
social practice
trabalho
formação
prática social
trabajo
formación
práctica social
topic work
formation
social practice
trabalho
formação
prática social
trabajo
formación
práctica social
description O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529
10.18764/2358-4319v16n1.2023.16
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n1.2023.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529/11742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 392-413
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322221314048