A base de conhecimentos profissionais para o ensino: provocações à docência universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8907 |
Resumo: | O texto resulta de pesquisa que buscou investigar como se deu a construção dos conhecimentos profissionais relacionados ao ensino por parte de professores que lecionam em cursos de Engenharia de uma universidade pública baiana. Visto que, comumente, os programas de pós-graduação stricto sensu estão voltados, predominantemente, para a formação do pesquisador, o processo investigativo girou em torno da seguinte questão norteadora: onde e por meio de quais processos professores de cursos de Engenharia de uma universidade pública baiana construíram seus conhecimentos profissionais relacionados ao ensino? O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se em discussões tecidas por autores que discutem sobre a Pedagogia Universitária: Masetto (2012), Pimenta (2009), D’Ávila (2013), Soares (2009), e sobre formação de professores: Pimenta (2014); Marcelo Garcia (2012); Mizukami et. al. (2010) e Nono (2005). A coleta de dados foi procedida mediante um questionário socioprofissional, além da aplicação do caso de ensino intitulado “O dilema de Ricardo”. O corpus de dados produzido foi analisado com base nos pressupostos da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A análise dos achados empíricos permite-nos afirmar que: a) os docentes universitários exercem a docência baseados nos professores modelos que tiveram durante o seu processo de escolarização na educação básica e superior; b) a profissão docente, no ensino superior, vai sendo construída cotidianamente, a partir das trocas de experiências com os pares. c) o estágio de docência, realizado durante o período do mestrado, e a participação em treinamentos têm se constituído elementos impulsionadores nos processos de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional dos sujeitos participantes do nosso estudo.Palavras-chave: Docência universitária. Conhecimentos profissionais. Formação de professores. The basis of professional knowledge for teaching: provocations on university teaching ABSTRACTThis work shows the results of a conducted research which aimed to understand how the professional knowledge related to teaching by professors who teach in engineering courses at a public university in Bahia. Since the stricto sensu graduate programs are predominantly directed to the researcher’s formation, the investigation process revolved around the following guiding question: where and by which processes did teachers of engineering courses of a public university in Bahia built their professional knowledge related to teaching? This qualitative study is grounded in discussions made by authors who discuss University Pedagogy: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) and teacher training: Pimenta (2014); Marcelo Garcia (2012); Mizukami et. al. (2010) and Nono (2005). The collection of data was carried out by a socio-professional questionnaire, as well as the application of the teaching case entitled "Ricardo's Dilemma". The analysis of the data was based on the assumptions of the content analysis technique (BARDIN, 1977). The performed analysis allows us to assert that: a) the teaching practice of university professors is based on model teachers that they had during their schooling process in basic and higher education. b) The teaching profession, in higher education, is built daily, based on experience exchange with peers. c) the teaching practice during the master's degree and the participation in training courses have been considered as driving elements in the learning processes of teaching and professional development of the subjects participating in our study.Keywords: University teaching. Professional knowledge. Teacher training La base de conocimientos profesionales para la enseñanza: provocaciones a la docencia universitariaRESUMENEl artículo es resultado de una investigación que buscó investigar cómo se establece la construcción de los conocimientos profesionales relacionados con la enseñanza por parte de profesores que enseñan en cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana. Por esa razón, comúnmente, los programas de postgrado stricto sensu están volcados, predominantemente, para la formación del investigador, el proceso investigativo se centra en la siguiente cuestión: ¿dónde y por cuáles procesos los profesores de cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana construyeron sus conocimientos relacionados con la enseñanza? El estudio, de naturaleza cualitativa, se basa en varias discusiones, realizadas por diferentes autores que discuten sobre Pedagogía Universitaria: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) y sobre formación de profesores: Pimenta (2014); Marcelo García (2012); Mizukami et. Al. (2010) y Nono (2005). La recogida de datos para el estudio fue realizada mediante un cuestionario socioprofesional, además de la aplicación de un estudio de caso de enseñanza titulado "El dilema de Ricardo". El corpus de datos producido fue analizado con base en los supuestos de la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 1977). El análisis de los resultados nos permite afirmar que: a) los docentes universitarios ejercen la docencia basados en profesores modelos, quienes tuvieron contacto durante su proceso de escolarización en la educación básica y superior. b) La actividad docente en la enseñanza superior se va construyendo en el cotidiano, a partir del cambio de experiencias con los compañeros. c) la fase de docencia, realizada durante el período de la maestría, y la participación en entrenamientos ha constituido elementos impulsores en los procesos de aprendizaje de la docencia y desarrollo profesional de los sujetos participantes de nuestro estudio.Palabras clave: Docencia universitaria. Conocimientos profesionales. Formación de profesores. |
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O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se em discussões tecidas por autores que discutem sobre a Pedagogia Universitária: Masetto (2012), Pimenta (2009), D’Ávila (2013), Soares (2009), e sobre formação de professores: Pimenta (2014); Marcelo Garcia (2012); Mizukami et. al. (2010) e Nono (2005). A coleta de dados foi procedida mediante um questionário socioprofissional, além da aplicação do caso de ensino intitulado “O dilema de Ricardo”. O corpus de dados produzido foi analisado com base nos pressupostos da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). 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The basis of professional knowledge for teaching: provocations on university teaching ABSTRACTThis work shows the results of a conducted research which aimed to understand how the professional knowledge related to teaching by professors who teach in engineering courses at a public university in Bahia. Since the stricto sensu graduate programs are predominantly directed to the researcher’s formation, the investigation process revolved around the following guiding question: where and by which processes did teachers of engineering courses of a public university in Bahia built their professional knowledge related to teaching? This qualitative study is grounded in discussions made by authors who discuss University Pedagogy: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) and teacher training: Pimenta (2014); Marcelo Garcia (2012); Mizukami et. al. (2010) and Nono (2005). 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Teacher training La base de conocimientos profesionales para la enseñanza: provocaciones a la docencia universitariaRESUMENEl artículo es resultado de una investigación que buscó investigar cómo se establece la construcción de los conocimientos profesionales relacionados con la enseñanza por parte de profesores que enseñan en cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana. Por esa razón, comúnmente, los programas de postgrado stricto sensu están volcados, predominantemente, para la formación del investigador, el proceso investigativo se centra en la siguiente cuestión: ¿dónde y por cuáles procesos los profesores de cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana construyeron sus conocimientos relacionados con la enseñanza? El estudio, de naturaleza cualitativa, se basa en varias discusiones, realizadas por diferentes autores que discuten sobre Pedagogía Universitaria: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) y sobre formación de profesores: Pimenta (2014); Marcelo García (2012); Mizukami et. Al. (2010) y Nono (2005). La recogida de datos para el estudio fue realizada mediante un cuestionario socioprofesional, además de la aplicación de un estudio de caso de enseñanza titulado "El dilema de Ricardo". El corpus de datos producido fue analizado con base en los supuestos de la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 1977). 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A coleta de dados foi procedida mediante um questionário socioprofissional, além da aplicação do caso de ensino intitulado “O dilema de Ricardo”. O corpus de dados produzido foi analisado com base nos pressupostos da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A análise dos achados empíricos permite-nos afirmar que: a) os docentes universitários exercem a docência baseados nos professores modelos que tiveram durante o seu processo de escolarização na educação básica e superior; b) a profissão docente, no ensino superior, vai sendo construída cotidianamente, a partir das trocas de experiências com os pares. c) o estágio de docência, realizado durante o período do mestrado, e a participação em treinamentos têm se constituído elementos impulsionadores nos processos de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional dos sujeitos participantes do nosso estudo.Palavras-chave: Docência universitária. Conhecimentos profissionais. Formação de professores. The basis of professional knowledge for teaching: provocations on university teaching ABSTRACTThis work shows the results of a conducted research which aimed to understand how the professional knowledge related to teaching by professors who teach in engineering courses at a public university in Bahia. Since the stricto sensu graduate programs are predominantly directed to the researcher’s formation, the investigation process revolved around the following guiding question: where and by which processes did teachers of engineering courses of a public university in Bahia built their professional knowledge related to teaching? This qualitative study is grounded in discussions made by authors who discuss University Pedagogy: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) and teacher training: Pimenta (2014); Marcelo Garcia (2012); Mizukami et. al. (2010) and Nono (2005). 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Teacher training La base de conocimientos profesionales para la enseñanza: provocaciones a la docencia universitariaRESUMENEl artículo es resultado de una investigación que buscó investigar cómo se establece la construcción de los conocimientos profesionales relacionados con la enseñanza por parte de profesores que enseñan en cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana. Por esa razón, comúnmente, los programas de postgrado stricto sensu están volcados, predominantemente, para la formación del investigador, el proceso investigativo se centra en la siguiente cuestión: ¿dónde y por cuáles procesos los profesores de cursos de Ingeniería de una universidad pública bahiana construyeron sus conocimientos relacionados con la enseñanza? El estudio, de naturaleza cualitativa, se basa en varias discusiones, realizadas por diferentes autores que discuten sobre Pedagogía Universitaria: Masetto (2012), Pimenta (2009), D'Ávila (2013), Soares (2009) y sobre formación de profesores: Pimenta (2014); Marcelo García (2012); Mizukami et. Al. (2010) y Nono (2005). La recogida de datos para el estudio fue realizada mediante un cuestionario socioprofesional, además de la aplicación de un estudio de caso de enseñanza titulado "El dilema de Ricardo". El corpus de datos producido fue analizado con base en los supuestos de la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 1977). El análisis de los resultados nos permite afirmar que: a) los docentes universitarios ejercen la docencia basados en profesores modelos, quienes tuvieron contacto durante su proceso de escolarización en la educación básica y superior. b) La actividad docente en la enseñanza superior se va construyendo en el cotidiano, a partir del cambio de experiencias con los compañeros. c) la fase de docencia, realizada durante el período de la maestría, y la participación en entrenamientos ha constituido elementos impulsores en los procesos de aprendizaje de la docencia y desarrollo profesional de los sujetos participantes de nuestro estudio.Palabras clave: Docencia universitaria. Conocimientos profesionales. Formación de profesores. |
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