A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Fernanda Motta de Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bianchini, Angelo Rodrigo, Galvão, Flávia Motta de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423
Resumo:  O presente artigo objetiva retomar as concepções freirianas de democracia nas obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) e Política e Educação (2015), a fim de destacar sua atualidade e de discutir a necessidade dessas concepções no estabelecimento dos princípios democráticos no interior da escola pública e na sociedade brasileira. Para levarmos a cabo este estudo, revisitamos a biografia e a bibliografia de Paulo Freire para selecionarmos as obras a serem estudadas e sistematizadas. Partimos, então, para a identificação das concepções sobre democracia, contidas nas obras, por meio de um estudo teórico. Esclarecemos, ainda, que este texto não apresenta uma fórmula de como agir e, tampouco, possui a pretensão de conceber a gestão democrática e humanitária, sozinha, como resposta de todos os problemas enfrentados pela escola pública hodierna. Assim, este trabalho é uma alternativa, baseada nas concepções freirianas, as quais universalizam e sociabilizam o saber sistematizado, essencial para o exercício da democracia consciente, crítica, progressista e humanitária.Palavras-chave: Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.The contemporaneity of freirean conceptions about democracy for the administration of the brazilian public schoolABSTRACT This article aims to retake Freire’s conceptions of democracy in works such as Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) and Política e Educação (2015), in order to highlight his relevance and to discuss these conceptions in the establishment of democratic principles within the public school and the Brazilian society. So that this study can be carried out, we revisit Paulo Freire’s biography and bibliography to select the works to be studied and systematized. Then, we proceed to an identification of the conceptions about democracy, contained in his works, through a theoretical study. We further clarify that this text does not present a form of action and does not intend to devise a democratic and humanitarian strategy as a response to all the problems that apply to today’s public school. Thus, this work is an alternative, based on the Freirean conceptions, which universalize and socialize the systematized, essential knowledge for the exercise of the conscious, critical, progressive and humanitarian democracy.Keywords: Democracy. Democratization. Public School. Paulo Freire.La contemporaneidad de las concepciones freirianas sobre la democracia para la escuela pública brasileñaRESUMENEste artículo tiene como objetivo traer a la discusión las concepciones freirianas de democracia en las obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) y Política e Educação (2015), para destacar su actualidad y discutir la necesidad de esas concepciones en el establecimiento de los principios democráticos en el interior de la escuela pública y en la sociedad brasileña. Para llevar a cabo este estudio, revisamos la biografía y la bibliografía de Paulo Freire para seleccionar las obras a ser estudiadas y sistematizadas. Partimos, entonces, para la identificación de las concepciones sobre democracia, contenidas en las obras, a través de un estudio teórico. Aclaramos todavía que este texto no presenta una fórmula de cómo actuar y, tampoco, tiene la pretensión de conocer la gestión democrática y humanitaria, como única respuesta de todos los problemas enfrentados por la escuela pública actual. Así, este trabajo es una alternativa, basada en las concepciones freirianas, las cuales universalizan y sociabilizan el saber sistematizado, esencial, para el ejercicio de la democracia consciente, crítica, progresista y humanitaria.Palabras clave: Democracia. Democratización. Escuela Pública. Paulo Freire.
id UFMA-3_70de94f088163df89d5bafd799751d4b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12423
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileiraDemocracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire. O presente artigo objetiva retomar as concepções freirianas de democracia nas obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) e Política e Educação (2015), a fim de destacar sua atualidade e de discutir a necessidade dessas concepções no estabelecimento dos princípios democráticos no interior da escola pública e na sociedade brasileira. Para levarmos a cabo este estudo, revisitamos a biografia e a bibliografia de Paulo Freire para selecionarmos as obras a serem estudadas e sistematizadas. Partimos, então, para a identificação das concepções sobre democracia, contidas nas obras, por meio de um estudo teórico. Esclarecemos, ainda, que este texto não apresenta uma fórmula de como agir e, tampouco, possui a pretensão de conceber a gestão democrática e humanitária, sozinha, como resposta de todos os problemas enfrentados pela escola pública hodierna. Assim, este trabalho é uma alternativa, baseada nas concepções freirianas, as quais universalizam e sociabilizam o saber sistematizado, essencial para o exercício da democracia consciente, crítica, progressista e humanitária.Palavras-chave: Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.The contemporaneity of freirean conceptions about democracy for the administration of the brazilian public schoolABSTRACT This article aims to retake Freire’s conceptions of democracy in works such as Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) and Política e Educação (2015), in order to highlight his relevance and to discuss these conceptions in the establishment of democratic principles within the public school and the Brazilian society. So that this study can be carried out, we revisit Paulo Freire’s biography and bibliography to select the works to be studied and systematized. Then, we proceed to an identification of the conceptions about democracy, contained in his works, through a theoretical study. We further clarify that this text does not present a form of action and does not intend to devise a democratic and humanitarian strategy as a response to all the problems that apply to today’s public school. Thus, this work is an alternative, based on the Freirean conceptions, which universalize and socialize the systematized, essential knowledge for the exercise of the conscious, critical, progressive and humanitarian democracy.Keywords: Democracy. Democratization. Public School. Paulo Freire.La contemporaneidad de las concepciones freirianas sobre la democracia para la escuela pública brasileñaRESUMENEste artículo tiene como objetivo traer a la discusión las concepciones freirianas de democracia en las obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) y Política e Educação (2015), para destacar su actualidad y discutir la necesidad de esas concepciones en el establecimiento de los principios democráticos en el interior de la escuela pública y en la sociedad brasileña. Para llevar a cabo este estudio, revisamos la biografía y la bibliografía de Paulo Freire para seleccionar las obras a ser estudiadas y sistematizadas. Partimos, entonces, para la identificación de las concepciones sobre democracia, contenidas en las obras, a través de un estudio teórico. Aclaramos todavía que este texto no presenta una fórmula de cómo actuar y, tampoco, tiene la pretensión de conocer la gestión democrática y humanitaria, como única respuesta de todos los problemas enfrentados por la escuela pública actual. Así, este trabajo es una alternativa, basada en las concepciones freirianas, las cuales universalizan y sociabilizan el saber sistematizado, esencial, para el ejercicio de la democracia consciente, crítica, progresista y humanitaria.Palabras clave: Democracia. Democratización. Escuela Pública. Paulo Freire.Universidade Federal do Maranhão2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1242310.18764/2358-4319.v12n3p269-286Revista Educação e Emancipação; v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019; p.269-2862358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423/6869Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Fernanda Motta de PaulaBianchini, Angelo RodrigoGalvão, Flávia Motta de Paula2020-12-09T07:40:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12423Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-12-09T07:40Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
title A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
spellingShingle A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
Resende, Fernanda Motta de Paula
Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.
title_short A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
title_full A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
title_fullStr A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
title_full_unstemmed A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
title_sort A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
author Resende, Fernanda Motta de Paula
author_facet Resende, Fernanda Motta de Paula
Bianchini, Angelo Rodrigo
Galvão, Flávia Motta de Paula
author_role author
author2 Bianchini, Angelo Rodrigo
Galvão, Flávia Motta de Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Fernanda Motta de Paula
Bianchini, Angelo Rodrigo
Galvão, Flávia Motta de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.
topic Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.
description  O presente artigo objetiva retomar as concepções freirianas de democracia nas obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) e Política e Educação (2015), a fim de destacar sua atualidade e de discutir a necessidade dessas concepções no estabelecimento dos princípios democráticos no interior da escola pública e na sociedade brasileira. Para levarmos a cabo este estudo, revisitamos a biografia e a bibliografia de Paulo Freire para selecionarmos as obras a serem estudadas e sistematizadas. Partimos, então, para a identificação das concepções sobre democracia, contidas nas obras, por meio de um estudo teórico. Esclarecemos, ainda, que este texto não apresenta uma fórmula de como agir e, tampouco, possui a pretensão de conceber a gestão democrática e humanitária, sozinha, como resposta de todos os problemas enfrentados pela escola pública hodierna. Assim, este trabalho é uma alternativa, baseada nas concepções freirianas, as quais universalizam e sociabilizam o saber sistematizado, essencial para o exercício da democracia consciente, crítica, progressista e humanitária.Palavras-chave: Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.The contemporaneity of freirean conceptions about democracy for the administration of the brazilian public schoolABSTRACT This article aims to retake Freire’s conceptions of democracy in works such as Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) and Política e Educação (2015), in order to highlight his relevance and to discuss these conceptions in the establishment of democratic principles within the public school and the Brazilian society. So that this study can be carried out, we revisit Paulo Freire’s biography and bibliography to select the works to be studied and systematized. Then, we proceed to an identification of the conceptions about democracy, contained in his works, through a theoretical study. We further clarify that this text does not present a form of action and does not intend to devise a democratic and humanitarian strategy as a response to all the problems that apply to today’s public school. Thus, this work is an alternative, based on the Freirean conceptions, which universalize and socialize the systematized, essential knowledge for the exercise of the conscious, critical, progressive and humanitarian democracy.Keywords: Democracy. Democratization. Public School. Paulo Freire.La contemporaneidad de las concepciones freirianas sobre la democracia para la escuela pública brasileñaRESUMENEste artículo tiene como objetivo traer a la discusión las concepciones freirianas de democracia en las obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) y Política e Educação (2015), para destacar su actualidad y discutir la necesidad de esas concepciones en el establecimiento de los principios democráticos en el interior de la escuela pública y en la sociedad brasileña. Para llevar a cabo este estudio, revisamos la biografía y la bibliografía de Paulo Freire para seleccionar las obras a ser estudiadas y sistematizadas. Partimos, entonces, para la identificación de las concepciones sobre democracia, contenidas en las obras, a través de un estudio teórico. Aclaramos todavía que este texto no presenta una fórmula de cómo actuar y, tampoco, tiene la pretensión de conocer la gestión democrática y humanitaria, como única respuesta de todos los problemas enfrentados por la escuela pública actual. Así, este trabajo es una alternativa, basada en las concepciones freirianas, las cuales universalizan y sociabilizan el saber sistematizado, esencial, para el ejercicio de la democracia consciente, crítica, progresista y humanitaria.Palabras clave: Democracia. Democratización. Escuela Pública. Paulo Freire.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423
10.18764/2358-4319.v12n3p269-286
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n3p269-286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423/6869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2019; p.269-286
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321195806720