A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932)
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161731 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado orientada pela Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, possui 107 folhas. |
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A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932)História da Educação MatemáticaConcepção de ConcretoEnsino IntuitivoEscola Primária ParanaenseDissertação de Mestrado orientada pela Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, possui 107 folhas.Na história da escola primária do estado do Paraná, o ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na cultura escolar, trata-se de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos, professores e alunos. Considerando que o método intuitivo foi um momento muito rico na História da Educação e que a partir dele o concreto passou a ser empregado nas práticas de ensino, este estudo tem por objetivo compreender a concepção de concreto nas práticas de ensino de Aritmética na escola primária paranaense, no período de 1901 a 1932. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural e da história das disciplinas escolares, fundamentou-se em autores como Certeau (1982); Chartier (1990); Chervel (1990); Julia (2001); trazendo como conceitos estruturantes os de Cultura, Cultura Escolar, Representação e Apropriação. Quanto às fontes utilizadas, foram analisados os Pareceres de Rui Barbosa, referentes ao Ensino Primário, apresentados à Câmara dos Deputados em 1883; o manual pedagógico, ?Lições de Coisas?, de Alisson Calkins, traduzido e publicado em língua portuguesa em 1886, por Rui Barbosa; documentos oficiais do Estado do Paraná; Relatórios de Governo; Programas de Ensino, relativos à escola primária paranaense do período delimitado; além de impressos pedagógicos: as revistas ?A Escola? (1906, 1907,1908,1909) e ?O Ensino? (1924) e, os livros didáticos de Antônio Trajano, ?Arithmetica Elementar? e ?Arithmetica Progressiva?, adotados pelos professores no ensino primário do Paraná. As análises documentais indicaram que a concepção de concreto estava, sobretudo, associada ao método intuitivo. Mostrou que a concepção de concreto, no período estudado, se referia tanto à manipulação de coisas quanto aos objetos ausentes (números concretos), presente principalmente no 1º ano da Escola Primária. O estudo indicou também que o objetivo do concreto no ensino de Aritmética era provocar as experiências dos alunos acerca das relações numéricas das coisas, devendo em algum momento ser superado.CAPESDissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do ParanáPinto, Neuza BertoniFelisberto, Lidiane Gomes dos Santos2016-05-12T20:33:57Z2016-05-12T20:33:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. A concepção de concreto na aritmética da escola primária do Paraná : (1901-1932). 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T20:09:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T20:09:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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