A educação depois da pandemia: ideologia neoliberal, formação para mercado precarizado e desigualdade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19817 |
Resumo: | Este artigo parte do sentido etimológico de crise sugerido por Marilena Chaui para ressaltar o momento de decisão no campo da educação causa pela pandemia, principalmente a partir da larga adoção do método de ensino híbrido. Conforme o referencial teórico, é defendida a tese de que esse método se alinha ao neoliberalismo, adequando a formação dos alunos à ideologia do mercado e das grandes empresas de tecnologia. Embora os idealizadores do ensino híbrido apresentem críticas pertinentes ao modelo hegemônico de educação, alinhando-se inclusive às concepções de Paulo Freire, a sua proposta contribui para aumentar a desigualdade social uma vez que desconsidera as condições de estudos dos alunos. O objetivo do artigo é explicitar as concepções e as teorias que fundamentam o ensino híbrido para provocar a reflexão sobre as possíveis consequências que ele traz para a sociedade e como ele nega a educação como um direito social. |
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A educação depois da pandemia: ideologia neoliberal, formação para mercado precarizado e desigualdade socialEducation after the pandemic: neoliberal ideology, training for a precarious market and social inequality Educación después de la pandemia: ideología neoliberal, formación para un mercado precario y desigualdad socialensino híbridoeducação neoliberalpandemiahybrid teachingneoliberal educationpandemicenseñanza híbridaeducación neoliberalpandemiaEste artigo parte do sentido etimológico de crise sugerido por Marilena Chaui para ressaltar o momento de decisão no campo da educação causa pela pandemia, principalmente a partir da larga adoção do método de ensino híbrido. Conforme o referencial teórico, é defendida a tese de que esse método se alinha ao neoliberalismo, adequando a formação dos alunos à ideologia do mercado e das grandes empresas de tecnologia. Embora os idealizadores do ensino híbrido apresentem críticas pertinentes ao modelo hegemônico de educação, alinhando-se inclusive às concepções de Paulo Freire, a sua proposta contribui para aumentar a desigualdade social uma vez que desconsidera as condições de estudos dos alunos. O objetivo do artigo é explicitar as concepções e as teorias que fundamentam o ensino híbrido para provocar a reflexão sobre as possíveis consequências que ele traz para a sociedade e como ele nega a educação como um direito social.This article starts from the etymological crisis of the alert by Marilena Chaui for the growth of the moment of decision in the field of education during the pandemic, mainly from the wide adoption of the hybrid teaching method. According to the theoretical framework, the thesis is defended that this method applies to neoliberalism, adapting students' education to the ideology of the market and large technology companies. Although the creators of hybrid education present criticisms pertinent to the hegemonic model of education, even aligning themselves with Paulo Freire's conceptions, their proposal contributes to increasing social inequality as it disregards the conditions of students' studies. The objective of the article is to explain the conceptions and theories that underlie blended learning to provoke reflection on the possible consequences it brings to society and how it denies education as a social right.Este artículo parte del sentido etimológico de crisis sugerido por Marilena Chaui para resaltar el momento de decisión en el campo de la educación durante la pandemia, principalmente a partir de la amplia adopción del método híbrido de enseñanza. Según el marco teórico, se defiende la tesis de que este método se alinea con el neoliberalismo, adaptando la formación de los estudiantes a la ideología del mercado y de las grandes empresas tecnológicas. Si bien los creadores de la educación híbrida presentan críticas pertinentes al modelo hegemónico de educación, incluso alineándose con las concepciones de Paulo Freire, su propuesta contribuye a aumentar la desigualdad social al desconocer las condiciones de estudio de los estudiantes. El objetivo del artículo es explicar las concepciones y teorías que subyacen al blended learning para provocar una reflexión sobre las posibles consecuencias que trae a la sociedad y cómo niega a la educación como un derecho social.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1981710.18764/2358-4319v16n1.2023.3Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 74-982358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19817/11729Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDemarchi, João Lorandi 2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19817Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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