La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Marco, Jéssica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Canci, Chanauana de Azevedo, Costa, Valesca Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.
id UFMA-3_915715ffb93ff35c479636d34933a562
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17865
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior Pedagogical training in university teaching and its consequential impact on the internationalization of higher educationA formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superiorpedagogical traininguniversity educationteaching professioninternationalization of educationformação pedagógicaensino superiorprofissão docenteinternacionalização da educaçãoformación pedagógicaenseñanza superiorprofesión docenteinternacionalización de la educaciónEste artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.Este artículo tiene como objetivo analizar algunos aspectos de la formación pedagógica en la docencia universitaria, discutiendo sus consecuentes impactos en la internacionalización de la educación superior. Para ello, abordamos la actuación de los docentes, con miras a atender las demandas dirigidas a su práctica pedagógica, cuando no cuentan con formación calificada para ello. Este es un estudio cualitativo y descriptivo, basado en una revisión de literatura, que investigó la internacionalización de la educación superior y cómo se ha convertido en uno de los principales temas de debate dentro de las universidades en la época contemporánea. Abordamos la formación docente como uno de los factores con fuerte impacto en la constitución de la internacionalización, considerando que se destaca por estar relacionada con la calidad, la innovación, el conocimiento, la solidaridad y la interculturalidad, lo que termina destacando una contribución positiva al desarrollo de la Educación Superior. Instituciones Educativas. En este contexto, la docencia ha sido entendida como una de las posibilidades para la construcción de una universidad más internacionalizada, en la que la formación pedagógica del docente es primordial, dada la realidad vivida, requiriendo una formación integral para atender la nueva demanda que se presenta, desarrollando prácticas que articulen la docencia, investigación, extensión e internacionalización.This article aims to analyze some aspects of pedagogical training in university teaching, discussing its consequent impacts on the internationalization of higher education. For this, we approach the performance of teachers, with a view to meeting the demands addressed to their pedagogical practice, when they do not have qualified training for this. This is a qualitative and descriptive study, based on a literature review, which investigated the internationalization of higher education and how it has become one of the main issues of debate within universities in contemporary times. We approach teacher training as one of the factors with a strong impact on the constitution of internationalization, considering that it stands out because it is related to quality, innovation, knowledge, solidarity and interculturality, which ends up highlighting a positive contribution to the development of Higher Education Institutions. In this context, teaching has been understood as one of the possibilities for building a more internationalized university, in which the teacher's pedagogical training is paramount, given the experienced reality, requiring comprehensive training to meet the new demand that arises, developing practices that articulate teaching, research, extension and internationalization.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1786510.18764/2358-4319v16n1.2023.8Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 197-2212358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865/11734Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Marco, JéssicaCanci, Chanauana de AzevedoCosta, Valesca Brasil2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17865Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
Pedagogical training in university teaching and its consequential impact on the internationalization of higher education
A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior
title La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
spellingShingle La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
De Marco, Jéssica
pedagogical training
university education
teaching profession
internationalization of education
formação pedagógica
ensino superior
profissão docente
internacionalização da educação
formación pedagógica
enseñanza superior
profesión docente
internacionalización de la educación
title_short La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
title_full La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
title_fullStr La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
title_full_unstemmed La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
title_sort La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
author De Marco, Jéssica
author_facet De Marco, Jéssica
Canci, Chanauana de Azevedo
Costa, Valesca Brasil
author_role author
author2 Canci, Chanauana de Azevedo
Costa, Valesca Brasil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Marco, Jéssica
Canci, Chanauana de Azevedo
Costa, Valesca Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogical training
university education
teaching profession
internationalization of education
formação pedagógica
ensino superior
profissão docente
internacionalização da educação
formación pedagógica
enseñanza superior
profesión docente
internacionalización de la educación
topic pedagogical training
university education
teaching profession
internationalization of education
formação pedagógica
ensino superior
profissão docente
internacionalização da educação
formación pedagógica
enseñanza superior
profesión docente
internacionalización de la educación
description Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865
10.18764/2358-4319v16n1.2023.8
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n1.2023.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865/11734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 197-221
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321760989184