La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. |
id |
UFMA-3_915715ffb93ff35c479636d34933a562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17865 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior Pedagogical training in university teaching and its consequential impact on the internationalization of higher educationA formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superiorpedagogical traininguniversity educationteaching professioninternationalization of educationformação pedagógicaensino superiorprofissão docenteinternacionalização da educaçãoformación pedagógicaenseñanza superiorprofesión docenteinternacionalización de la educaciónEste artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.Este artículo tiene como objetivo analizar algunos aspectos de la formación pedagógica en la docencia universitaria, discutiendo sus consecuentes impactos en la internacionalización de la educación superior. Para ello, abordamos la actuación de los docentes, con miras a atender las demandas dirigidas a su práctica pedagógica, cuando no cuentan con formación calificada para ello. Este es un estudio cualitativo y descriptivo, basado en una revisión de literatura, que investigó la internacionalización de la educación superior y cómo se ha convertido en uno de los principales temas de debate dentro de las universidades en la época contemporánea. Abordamos la formación docente como uno de los factores con fuerte impacto en la constitución de la internacionalización, considerando que se destaca por estar relacionada con la calidad, la innovación, el conocimiento, la solidaridad y la interculturalidad, lo que termina destacando una contribución positiva al desarrollo de la Educación Superior. Instituciones Educativas. En este contexto, la docencia ha sido entendida como una de las posibilidades para la construcción de una universidad más internacionalizada, en la que la formación pedagógica del docente es primordial, dada la realidad vivida, requiriendo una formación integral para atender la nueva demanda que se presenta, desarrollando prácticas que articulen la docencia, investigación, extensión e internacionalización.This article aims to analyze some aspects of pedagogical training in university teaching, discussing its consequent impacts on the internationalization of higher education. For this, we approach the performance of teachers, with a view to meeting the demands addressed to their pedagogical practice, when they do not have qualified training for this. This is a qualitative and descriptive study, based on a literature review, which investigated the internationalization of higher education and how it has become one of the main issues of debate within universities in contemporary times. We approach teacher training as one of the factors with a strong impact on the constitution of internationalization, considering that it stands out because it is related to quality, innovation, knowledge, solidarity and interculturality, which ends up highlighting a positive contribution to the development of Higher Education Institutions. In this context, teaching has been understood as one of the possibilities for building a more internationalized university, in which the teacher's pedagogical training is paramount, given the experienced reality, requiring comprehensive training to meet the new demand that arises, developing practices that articulate teaching, research, extension and internationalization.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1786510.18764/2358-4319v16n1.2023.8Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 197-2212358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865/11734Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Marco, JéssicaCanci, Chanauana de AzevedoCosta, Valesca Brasil2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17865Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior Pedagogical training in university teaching and its consequential impact on the internationalization of higher education A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior |
title |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
spellingShingle |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior De Marco, Jéssica pedagogical training university education teaching profession internationalization of education formação pedagógica ensino superior profissão docente internacionalização da educação formación pedagógica enseñanza superior profesión docente internacionalización de la educación |
title_short |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
title_full |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
title_fullStr |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
title_full_unstemmed |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
title_sort |
La formación pedagógica en la docencia universitaria y su consecuente impacto en la internacionalización de la educación superior |
author |
De Marco, Jéssica |
author_facet |
De Marco, Jéssica Canci, Chanauana de Azevedo Costa, Valesca Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Canci, Chanauana de Azevedo Costa, Valesca Brasil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Marco, Jéssica Canci, Chanauana de Azevedo Costa, Valesca Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogical training university education teaching profession internationalization of education formação pedagógica ensino superior profissão docente internacionalização da educação formación pedagógica enseñanza superior profesión docente internacionalización de la educación |
topic |
pedagogical training university education teaching profession internationalization of education formação pedagógica ensino superior profissão docente internacionalização da educação formación pedagógica enseñanza superior profesión docente internacionalización de la educación |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865 10.18764/2358-4319v16n1.2023.8 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n1.2023.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865/11734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 197-221 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321760989184 |