Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zoboli, Fábio, Santos, Josineide de Amorim, Silva, Monara Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9531
Resumo: Este ensaio parte do princípio de que o cinema é uma manifestação cultural que nos permite o olhar para o mundo e seus corpos e para nós mesmos enquanto corpo, para tanto, entendemos ser necessário estimular seu uso na escola como ferramenta pedagógica em contraponto à lógica corrente. No âmbito do Ensino Médio, com as exigências atuais do ENEM e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, encontramos um espaço fecundo à ampliação desses olhares sobre o corpo e dinamização do processo formativo da juventude. Este ensaio objetiva apresentar as primeiras proposições de uso do cinema no Ensino Médio para ampliar a compreensão sobre o corpo e suas representações na contemporaneidade.Palavras-chave: Corpo. Cinema. Ensino Médio. Thinking the body through cinema: a pedagogical proposal for high schoolABSTRACTThis essay assumes that cinema is a cultural manifestation that allows the observation of the world, the bodies and we as bodies, understanding the necessity of stimulating its use in school as a pedagogical tool in opposition to the current logic. At High School, with the current requirements of the ENEM and the National Curricular Parameters, we found a fruitful space to amplify the observation of the body and the stimulation of the youth formative process of youth. This essay aims to present the first propositions about the use of the cinema at High School to amplify the understanding of the body and its representations in contemporary times.Keywords: Body. Cinema. High School. Pensar el cuerpo a través del cine: una propuesta pedagógica para la enseñanza secundariaRESUMENEste ensayo parte del principio de que el cine es un evento cultural que nos permite mirar hacia el mundo y sus cuerpos y a nosotros mismos en cuanto cuerpo, creemos que es necesario fomentar su uso en la escuela como herramienta pedagógica en contraposición de la lógica actual. En el ámbito de la Enseñanza Secundaria, con los requisitos actuales del ENEM y las propuestas de los Parámetros Curriculares Nacionales, encontramos un espacio fecundo para ampliar estas miradas sobre el cuerpo y para dinamizar el proceso de formación de la juventud. Este ensayo tiene como objetivo presentar las primeras proposiciones para el uso del cine en la Enseñanza Secundaria para ampliar la comprensión acerca del cuerpo y sus representaciones en la contemporaneidad.Palabras clave: Cuerpo. Cine. Enseñanza Secundaria.
id UFMA-3_c2e2ad8bf779abaec3c229e715a4cbb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9531
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino MédioCorpo. Cinema. Ensino Médio.Este ensaio parte do princípio de que o cinema é uma manifestação cultural que nos permite o olhar para o mundo e seus corpos e para nós mesmos enquanto corpo, para tanto, entendemos ser necessário estimular seu uso na escola como ferramenta pedagógica em contraponto à lógica corrente. No âmbito do Ensino Médio, com as exigências atuais do ENEM e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, encontramos um espaço fecundo à ampliação desses olhares sobre o corpo e dinamização do processo formativo da juventude. Este ensaio objetiva apresentar as primeiras proposições de uso do cinema no Ensino Médio para ampliar a compreensão sobre o corpo e suas representações na contemporaneidade.Palavras-chave: Corpo. Cinema. Ensino Médio. Thinking the body through cinema: a pedagogical proposal for high schoolABSTRACTThis essay assumes that cinema is a cultural manifestation that allows the observation of the world, the bodies and we as bodies, understanding the necessity of stimulating its use in school as a pedagogical tool in opposition to the current logic. At High School, with the current requirements of the ENEM and the National Curricular Parameters, we found a fruitful space to amplify the observation of the body and the stimulation of the youth formative process of youth. This essay aims to present the first propositions about the use of the cinema at High School to amplify the understanding of the body and its representations in contemporary times.Keywords: Body. Cinema. High School. Pensar el cuerpo a través del cine: una propuesta pedagógica para la enseñanza secundariaRESUMENEste ensayo parte del principio de que el cine es un evento cultural que nos permite mirar hacia el mundo y sus cuerpos y a nosotros mismos en cuanto cuerpo, creemos que es necesario fomentar su uso en la escuela como herramienta pedagógica en contraposición de la lógica actual. En el ámbito de la Enseñanza Secundaria, con los requisitos actuales del ENEM y las propuestas de los Parámetros Curriculares Nacionales, encontramos un espacio fecundo para ampliar estas miradas sobre el cuerpo y para dinamizar el proceso de formación de la juventud. Este ensayo tiene como objetivo presentar las primeras proposiciones para el uso del cine en la Enseñanza Secundaria para ampliar la comprensión acerca del cuerpo y sus representaciones en la contemporaneidad.Palabras clave: Cuerpo. Cine. Enseñanza Secundaria.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953110.18764/2358-4319.v11n2p108-126Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.108-1262358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9531/5554Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas Junior, Hamilcar SilveiraZoboli, FábioSantos, Josineide de AmorimSilva, Monara Santos2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9531Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
title Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
spellingShingle Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Corpo. Cinema. Ensino Médio.
title_short Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
title_full Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
title_fullStr Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
title_sort Pensar o corpo por meio do cinema: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio
author Dantas Junior, Hamilcar Silveira
author_facet Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Zoboli, Fábio
Santos, Josineide de Amorim
Silva, Monara Santos
author_role author
author2 Zoboli, Fábio
Santos, Josineide de Amorim
Silva, Monara Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Zoboli, Fábio
Santos, Josineide de Amorim
Silva, Monara Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Cinema. Ensino Médio.
topic Corpo. Cinema. Ensino Médio.
description Este ensaio parte do princípio de que o cinema é uma manifestação cultural que nos permite o olhar para o mundo e seus corpos e para nós mesmos enquanto corpo, para tanto, entendemos ser necessário estimular seu uso na escola como ferramenta pedagógica em contraponto à lógica corrente. No âmbito do Ensino Médio, com as exigências atuais do ENEM e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, encontramos um espaço fecundo à ampliação desses olhares sobre o corpo e dinamização do processo formativo da juventude. Este ensaio objetiva apresentar as primeiras proposições de uso do cinema no Ensino Médio para ampliar a compreensão sobre o corpo e suas representações na contemporaneidade.Palavras-chave: Corpo. Cinema. Ensino Médio. Thinking the body through cinema: a pedagogical proposal for high schoolABSTRACTThis essay assumes that cinema is a cultural manifestation that allows the observation of the world, the bodies and we as bodies, understanding the necessity of stimulating its use in school as a pedagogical tool in opposition to the current logic. At High School, with the current requirements of the ENEM and the National Curricular Parameters, we found a fruitful space to amplify the observation of the body and the stimulation of the youth formative process of youth. This essay aims to present the first propositions about the use of the cinema at High School to amplify the understanding of the body and its representations in contemporary times.Keywords: Body. Cinema. High School. Pensar el cuerpo a través del cine: una propuesta pedagógica para la enseñanza secundariaRESUMENEste ensayo parte del principio de que el cine es un evento cultural que nos permite mirar hacia el mundo y sus cuerpos y a nosotros mismos en cuanto cuerpo, creemos que es necesario fomentar su uso en la escuela como herramienta pedagógica en contraposición de la lógica actual. En el ámbito de la Enseñanza Secundaria, con los requisitos actuales del ENEM y las propuestas de los Parámetros Curriculares Nacionales, encontramos un espacio fecundo para ampliar estas miradas sobre el cuerpo y para dinamizar el proceso de formación de la juventud. Este ensayo tiene como objetivo presentar las primeras proposiciones para el uso del cine en la Enseñanza Secundaria para ampliar la comprensión acerca del cuerpo y sus representaciones en la contemporaneidad.Palabras clave: Cuerpo. Cine. Enseñanza Secundaria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9531
10.18764/2358-4319.v11n2p108-126
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9531
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p108-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9531/5554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.108-126
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320700878848