Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Maria da Glória Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215
Resumo: A aprendizagem se realiza quando o ser humano estabelece processos dialéticos de desconstrução, construção, reconstrução de valores e de sua identidade, no desafiador processo de produção de conhecimento em sua trajetória histórica de vida. Este texto objetiva refletir as teorias críticas da educação que estão implícitas nos princípios da Andragogia, teoria que estuda a aprendizagem das pessoas jovens e adultas, estabelecendo relações com estilos de aprendizagem e estratégias utilizadas na percepção e organização das informações. Utiliza o método (auto) biográfico para recolha dos dados, o estudo de caso para sua organização e a técnica de análise de discurso para interpretação das informações produzidas. Assim, acredita-se que a Andragogia pensa o ensino na perspectiva da aprendizagem do educando jovem e adulto, o que evidencia interesses teóricos que, embora em alguns momentos pareçam distintos, ambos defendem a realidade em que precisam se ancorar para o reconhecimento da aprendizagem como processo singular e complexo, imbricada a sua condição material de existência, que possibilita a emancipação do aprendiz, ou seja, a educação para a vida.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias CríticasReflections on teaching young and adult learners: dialogue among critical theories and andragogyABSTRACTLearning takes place when human beings establish dialectical processes of deconstruction, construction, and reconstruction of values and their identity, in the challenging process of producing knowledge in their life trajectory. This study aims to reflect on the critical theories of education that are implicit in the principles of Andragogy, a theory that studies the learning process of young people and adults, establishing relations with learning styles and strategies used in the perception and organization of information. It uses the (auto) biographical method for data collection, the case study for its organization and discourse analysis to interpret the information produced. Thus, it is believed that Andragogy considers teaching from the perspective of young and adult learners, which highlights theoretical interests that, although at times seem different, both defend the reality in which they need to rely on so as to recognize learning as a singular and complex process, interconnected to its material condition of existence, which allows for the emancipation of the learner, that is, education for life.Keywords: Learning. Teaching-learning. Critical TheoriesReflexiones sobre el aprendizaje personas jóvenes y adultos: diálogo entre las teorías críticas y la andragogíaRESUMENEl aprendizaje se da cuando el ser humano establece procesos dialécticos de desconstrucción, construcción y reconstrucción de valores y su identidad, en el desafiante proceso de producción de conocimiento en su trayectoria histórica de vida. Este texto tiene como objetivo reflejar las teorías críticas de la educación que están implícitas en los principios de la Andragogía, teoría que estudia el aprendizajede personas jóvenes y adultas, estableciendo relaciones con los estilos de aprendizaje y las estrategias utilizadas en la percepción y organización de las informaciones. Utiliza el método (auto) biográfico para la recolección de datos, el estudio de caso para su organización y la técnica del análisis del discurso para la interpretación de las informaciones producidas. Así, se cree que la Andragogía piensa en la enseñanza desde la perspectiva de aprendizaje del educando jovén y adulto, lo que pone de relieve intereses teóricos que aunque en ocasiones parecen diferentes, ambos defienden la realidad en la que necesitan anclarse para el reconocimiento del aprendizaje como proceso singular y complejo, imbricado a su condición material de existencia, que permite la emancipación del aprendiz, es decir, la educación para la vida.  Palabras clave: Aprendizaje. Enseñanza-aprendizaje. Teorías Críticas
id UFMA-3_f1991955833fa49d03ae73977c8315cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17215
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogiaAprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias CríticasA aprendizagem se realiza quando o ser humano estabelece processos dialéticos de desconstrução, construção, reconstrução de valores e de sua identidade, no desafiador processo de produção de conhecimento em sua trajetória histórica de vida. Este texto objetiva refletir as teorias críticas da educação que estão implícitas nos princípios da Andragogia, teoria que estuda a aprendizagem das pessoas jovens e adultas, estabelecendo relações com estilos de aprendizagem e estratégias utilizadas na percepção e organização das informações. Utiliza o método (auto) biográfico para recolha dos dados, o estudo de caso para sua organização e a técnica de análise de discurso para interpretação das informações produzidas. Assim, acredita-se que a Andragogia pensa o ensino na perspectiva da aprendizagem do educando jovem e adulto, o que evidencia interesses teóricos que, embora em alguns momentos pareçam distintos, ambos defendem a realidade em que precisam se ancorar para o reconhecimento da aprendizagem como processo singular e complexo, imbricada a sua condição material de existência, que possibilita a emancipação do aprendiz, ou seja, a educação para a vida.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias CríticasReflections on teaching young and adult learners: dialogue among critical theories and andragogyABSTRACTLearning takes place when human beings establish dialectical processes of deconstruction, construction, and reconstruction of values and their identity, in the challenging process of producing knowledge in their life trajectory. This study aims to reflect on the critical theories of education that are implicit in the principles of Andragogy, a theory that studies the learning process of young people and adults, establishing relations with learning styles and strategies used in the perception and organization of information. It uses the (auto) biographical method for data collection, the case study for its organization and discourse analysis to interpret the information produced. Thus, it is believed that Andragogy considers teaching from the perspective of young and adult learners, which highlights theoretical interests that, although at times seem different, both defend the reality in which they need to rely on so as to recognize learning as a singular and complex process, interconnected to its material condition of existence, which allows for the emancipation of the learner, that is, education for life.Keywords: Learning. Teaching-learning. Critical TheoriesReflexiones sobre el aprendizaje personas jóvenes y adultos: diálogo entre las teorías críticas y la andragogíaRESUMENEl aprendizaje se da cuando el ser humano establece procesos dialécticos de desconstrucción, construcción y reconstrucción de valores y su identidad, en el desafiante proceso de producción de conocimiento en su trayectoria histórica de vida. Este texto tiene como objetivo reflejar las teorías críticas de la educación que están implícitas en los principios de la Andragogía, teoría que estudia el aprendizajede personas jóvenes y adultas, estableciendo relaciones con los estilos de aprendizaje y las estrategias utilizadas en la percepción y organización de las informaciones. Utiliza el método (auto) biográfico para la recolección de datos, el estudio de caso para su organización y la técnica del análisis del discurso para la interpretación de las informaciones producidas. Así, se cree que la Andragogía piensa en la enseñanza desde la perspectiva de aprendizaje del educando jovén y adulto, lo que pone de relieve intereses teóricos que aunque en ocasiones parecen diferentes, ambos defienden la realidad en la que necesitan anclarse para el reconocimiento del aprendizaje como proceso singular y complejo, imbricado a su condición material de existencia, que permite la emancipación del aprendiz, es decir, la educación para la vida.  Palabras clave: Aprendizaje. Enseñanza-aprendizaje. Teorías CríticasUniversidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1721510.18764/2358-4319.v14n2p131-158Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.131-1582358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215/9312Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Marcoelis Pessoa de CarvalhoMoura, Maria da Glória Carvalho2021-09-24T20:56:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17215Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-09-24T20:56:58Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
title Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
spellingShingle Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias Críticas
title_short Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
title_full Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
title_fullStr Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
title_full_unstemmed Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
title_sort Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
author Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
author_facet Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Moura, Maria da Glória Carvalho
author_role author
author2 Moura, Maria da Glória Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Moura, Maria da Glória Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias Críticas
topic Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias Críticas
description A aprendizagem se realiza quando o ser humano estabelece processos dialéticos de desconstrução, construção, reconstrução de valores e de sua identidade, no desafiador processo de produção de conhecimento em sua trajetória histórica de vida. Este texto objetiva refletir as teorias críticas da educação que estão implícitas nos princípios da Andragogia, teoria que estuda a aprendizagem das pessoas jovens e adultas, estabelecendo relações com estilos de aprendizagem e estratégias utilizadas na percepção e organização das informações. Utiliza o método (auto) biográfico para recolha dos dados, o estudo de caso para sua organização e a técnica de análise de discurso para interpretação das informações produzidas. Assim, acredita-se que a Andragogia pensa o ensino na perspectiva da aprendizagem do educando jovem e adulto, o que evidencia interesses teóricos que, embora em alguns momentos pareçam distintos, ambos defendem a realidade em que precisam se ancorar para o reconhecimento da aprendizagem como processo singular e complexo, imbricada a sua condição material de existência, que possibilita a emancipação do aprendiz, ou seja, a educação para a vida.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Teorias CríticasReflections on teaching young and adult learners: dialogue among critical theories and andragogyABSTRACTLearning takes place when human beings establish dialectical processes of deconstruction, construction, and reconstruction of values and their identity, in the challenging process of producing knowledge in their life trajectory. This study aims to reflect on the critical theories of education that are implicit in the principles of Andragogy, a theory that studies the learning process of young people and adults, establishing relations with learning styles and strategies used in the perception and organization of information. It uses the (auto) biographical method for data collection, the case study for its organization and discourse analysis to interpret the information produced. Thus, it is believed that Andragogy considers teaching from the perspective of young and adult learners, which highlights theoretical interests that, although at times seem different, both defend the reality in which they need to rely on so as to recognize learning as a singular and complex process, interconnected to its material condition of existence, which allows for the emancipation of the learner, that is, education for life.Keywords: Learning. Teaching-learning. Critical TheoriesReflexiones sobre el aprendizaje personas jóvenes y adultos: diálogo entre las teorías críticas y la andragogíaRESUMENEl aprendizaje se da cuando el ser humano establece procesos dialécticos de desconstrucción, construcción y reconstrucción de valores y su identidad, en el desafiante proceso de producción de conocimiento en su trayectoria histórica de vida. Este texto tiene como objetivo reflejar las teorías críticas de la educación que están implícitas en los principios de la Andragogía, teoría que estudia el aprendizajede personas jóvenes y adultas, estableciendo relaciones con los estilos de aprendizaje y las estrategias utilizadas en la percepción y organización de las informaciones. Utiliza el método (auto) biográfico para la recolección de datos, el estudio de caso para su organización y la técnica del análisis del discurso para la interpretación de las informaciones producidas. Así, se cree que la Andragogía piensa en la enseñanza desde la perspectiva de aprendizaje del educando jovén y adulto, lo que pone de relieve intereses teóricos que aunque en ocasiones parecen diferentes, ambos defienden la realidad en la que necesitan anclarse para el reconocimiento del aprendizaje como proceso singular y complejo, imbricado a su condición material de existencia, que permite la emancipación del aprendiz, es decir, la educación para la vida.  Palabras clave: Aprendizaje. Enseñanza-aprendizaje. Teorías Críticas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215
10.18764/2358-4319.v14n2p131-158
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n2p131-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17215/9312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.131-158
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321704366080