DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peternella, Alessandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Luanda Letícia Campina, da Silva Neto, João Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.
id UFMA-4_3ce8c3e827e406ffd278b9b85562f2af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17429
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticasA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429/9567Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeternella, AlessandraBorges, Luanda Letícia Campinada Silva Neto, João Paulino2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17429Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:55.930106Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
title DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
spellingShingle DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
Peternella, Alessandra
title_short DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
title_full DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
title_fullStr DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
title_sort DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
author Peternella, Alessandra
author_facet Peternella, Alessandra
Borges, Luanda Letícia Campina
da Silva Neto, João Paulino
author_role author
author2 Borges, Luanda Letícia Campina
da Silva Neto, João Paulino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peternella, Alessandra
Borges, Luanda Letícia Campina
da Silva Neto, João Paulino
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429/9567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899260473344