DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo. |
id |
UFMA-4_3ce8c3e827e406ffd278b9b85562f2af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17429 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticasA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429/9567Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeternella, AlessandraBorges, Luanda Letícia Campinada Silva Neto, João Paulino2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17429Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:55.930106Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
title |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas Peternella, Alessandra |
title_short |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
title_full |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas |
author |
Peternella, Alessandra |
author_facet |
Peternella, Alessandra Borges, Luanda Letícia Campina da Silva Neto, João Paulino |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Luanda Letícia Campina da Silva Neto, João Paulino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peternella, Alessandra Borges, Luanda Letícia Campina da Silva Neto, João Paulino |
description |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429/9567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874899260473344 |